Descrição de chapéu
Diplomacia Brasileira

Aliança antiaborto proposta pelos EUA com apoio do Brasil afronta direitos das mulheres

Ofensiva de países conservadores vai na contramão de acordos históricos de direitos humanos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Asano

Diretora de programas da Conectas Direitos Humanos

Sonia Corrêa

Coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política

Gillian Kane

Conselheira sênior de política da ONG americana Ipas

Na tarde desta quinta-feira (22), Washington será palco de um encontro que celebrará o que há de mais retrógrado no que se refere aos direitos das mulheres e de meninas.

A Declaração do Consenso de Genebra, anunciada em agosto por Todd Chapman, embaixador dos EUA no Brasil, pretende formar uma aliança mundial contra os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

A declaração propõe, supostamente, a defesa da família —considerando apenas o modelo homem-mulher; a proteção da vida em todas as suas fases; o direito à saúde das mulheres—, descartando o acesso ao aborto legal e seguro; a soberania nacional; e a garantia de que esses valores sejam compartilhados dentro do sistema das Nações Unidas.

Os presidentes de EUA, Donald Trump, à esq., e Brasil, Jair Bolsonaro, durante reunião bilateral em Osaka, no Japão
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro, durante reunião bilateral em Osaka, no Japão - Alan Santos - 28.jun.19/Presidência da República

O acordo não é vinculante e não possui força de tratado internacional, ou seja, legalmente não obriga os países a seguirem o texto. No entanto, é um indicativo da condução da política externa brasileira em matéria de gênero e pode intensificar a atuação do país na quebra de consensos internacionais já existentes sobre o tema.

O aborto seguro, que no Brasil é previsto em casos de estupro, risco de vida ou anencefalia, tem sido atacado pelo governo de Jair Bolsonaro também por meio de sua política externa.

O texto, que reafirma a visão conservadora do papel das mulheres na família e advoga pela proteção do direito à vida desde sua concepção, teve baixa adesão.

A lista conta com coautoria do Brasil e de países conhecidos pelo desrespeito aos direitos humanos de maneira mais ampla e aos direitos das mulheres em especial, como é o caso de Hungria, Indonésia, Egito e Uganda. Essa aliança passa, sobretudo, ao largo da realidade desses mesmos países.

Vejamos o caso do Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, o país registrou um estupro a cada oito minutos no último ano —57,9% das vítimas tinham no máximo 13 anos.

Em agosto, instituições públicas e movimentos antiaborto tentaram impedir a interrupção da gravidez de uma menina de dez anos vítima de um estupro.

Após o episódio, uma portaria editada pelo Ministério da Saúde passou a exigir que profissionais de saúde notifiquem os casos à polícia, como condicionante de acesso ao aborto legal —numa primeira versão, o documento tentou, ainda, impor a essas vitímas a visualização dos embriões antes do procedimento.

A medida foi questionada por três decretos legislativos, a serem votados, e é objeto de uma arguição de constitucionalidade, que aguarda ser pautada. O caso também foi denunciado ao sistema internacional de direitos humanos.

Nos EUA, uma tentativa de revogar a permissão para o aborto legal virou alvo central do presidente Trump.

A indicação de uma juíza ultraconservadora para a Suprema Corte americana poderá reverter a decisão no caso Roe vs. Wade, que em 1973 garantiu esse direito em todo o país.

Em Uganda, há mais de uma década registra-se a mais alta taxa de gravidez na adolescência da África subsaariana: 24% das mulheres são mães antes dos 19 anos de idade.

A adesão do Brasil a essa iniciativa apenas reafirma que a cruzada antigênero e de repúdio aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres é prioritária na atual política externa brasileira.

Também informa que essa política não tem pudor de se alinhar com países conhecidos por suas posições retrógradas em relação a essa matérias. O Itamaraty empurra o Brasil, cada dia mais, em direção a empreitadas que têm sido objeto de chacota internacional, como por exemplo, qualificar como “consenso” uma aliança que não espelha a anuência multilateral.

A Declaração de Genebra é mais uma tentativa de erodir a estrutura global de direitos humanos.

O minoritário "consenso" que a impulsiona não é uma plataforma legítima de negociação de acordos no Sistema ONU —que conta com 193 Estados membros—, em especial no que diz respeito aos direitos das meninas e mulheres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.