António Guterres é eleito para mais 5 anos como secretário-geral da ONU

Português está no cargo desde 2017 e fez promessas de combate à emergência climática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP e Reuters

O atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, 72, foi eleito para mais um mandato de cinco anos no cargo durante cerimônia realizada nesta sexta-feira (18).

A reeleição já era certa. Além de o ex-premiê português ter sido o único postulante —outras dez pessoas buscaram se candidatar, mas não receberam suporte de nenhum dos 193 países-membros—, ele também recebeu o apoio dos 15 membros do Conselho de Segurança, que recomendaram sua permanência.

O novo mandato de Guterres, no cargo desde 2017, tem início em 1º de janeiro de 2022.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, dá entrevista após ser reeleito, em Nova York - Andrew Kelly/Reuters

“Nosso maior desafio, e também nossa maior oportunidade, é usar esta crise para mudar o rumo em direção a um mundo que aprenda lições, promova uma recuperação justa, verde e sustentável e mostre o caminho para uma cooperação internacional eficaz”, disse o secretário-geral durante a cerimônia.

Em comunicado, o embaixador turco Volkan Bozkir, presidente da 75ª sessão da Assembleia Geral da ONU, parabenizou Guterres e destacou três pontos das missões a serem enfrentadas nos próximos anos: a recuperação dos países no pós-pandemia, a busca pela paridade de gênero e a emergência climática.

“Entre muitos outros desafios globais, um dos principais desafios da nossa geração é certamente o clima. Se não agirmos agora, o mundo que conhecemos deixará de existir”, diz em um trecho.

Parte do primeiro mandato de Guterres, que assumiu poucas semanas após Donald Trump chegar à Presidência dos EUA, foi marcada por tentativas de apaziguar as bandeiras da política externa do republicano. Avesso ao multilateralismo —principal marca da ONU—, Trump atacou por diversas vezes órgãos internacionais.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

A embaixadora americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, declarou que as Nações Unidas enfrentam desafios históricos, mas que a reeleição do secretário-geral aponta a possibilidade de que "os próximos cinco anos tragam mais paz, segurança e prosperidade que o último período".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.