Descrição de chapéu Ásia

Xi Jinping visita Tibete para reafirmar autoridade de Pequim sobre região conflagrada

Viagem em meio ao centenário do PC Chinês é a primeira de um líder do país em 31 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

"Agora que a China embarcou em uma nova jornada de construção de um país socialista moderno, o desenvolvimento do Tibete também está em um novo ponto de partida histórico", disse o líder chinês, Xi Jinping, à população da cidade de Lhasa, capital tibetana, nesta sexta-feira (23).

Sem anúncio oficial, Xi desembarcou no Tibete na quarta (21), oficializando a primeira visita de um presidente da República Popular da China à região autônoma, localizada no sudoeste do país, em 31 anos. O também secretário-geral do Partido Comunista havia visitado os tibetanos em julho de 2011, mas ainda como vice do regime.

A data marca 70 anos desde a assinatura do Acordo dos 17 Pontos, documento que endossou a soberania chinesa sob o Tibete após a invasão da região —Pequim a difunde como marco de uma "libertação pacífica", versão rechaçada pelos tibetanos.

Com o regime em busca de aumentar sua autoridade sobre a região, porém, o principal fator para a escolha do calendário está em outro aniversário: o de 100 anos do primeiro congresso do Partido Comunista Chinês, em Xangai.

O líder chinês, Xi Jinping, cumprimenta a população de Lhasa, capital da região autônoma do Tibete - Shen Hong - 23.jul.21 - Xinhua

Xi iniciou sua visita pela cidade de Nyingchi, onde inspecionou obras públicas, sendo uma delas a da primeira ferrovia eletrificada da região, e seguiu de trem para Lhasa. Na capital, uma de suas paradas foi na praça em frente ao Palácio de Potala, residência tradicional do Dalai Lama, 86, considerado o líder espiritual do budismo tibetano e exilado na Índia desde 1959, quando fugiu da perseguição do regime.

Ao falar com os moradores locais, o líder chinês enfatizou o discurso contra os movimentos separatistas da região, ainda que sem nomeá-los. Pediu o reforço da "unidade nacional" e do "patriotismo" no Tibete.

"[Vamos] escrever um novo capítulo de estabilidade duradoura e desenvolvimento de alta qualidade", disse Xi.

Também instruiu as autoridades locais a trabalhar para que os moradores se identifiquem com "a grande pátria, o povo chinês, o Partido Comunista e o socialismo" e prometeu investimentos em projetos de infraestrutura para impulsionar o crescimento econômico e os empregos na região, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua.

Em meio ao centenário do PC Chinês, a movimentação é mais uma tentativa de colocar panos quentes em conflitos que se estendem por décadas entre Pequim e suas regiões autônomas. No Tibete, de cerca de 3,5 milhões de habitantes, os embates nunca cessaram desde a década de 1960, quando a região, então independente, foi anexada pela China.

O regime tem investido no turismo doméstico da região, incrustrada no coração do Himalaia, e aumentou o cerco desde março de 2008, quando monges budistas organizaram protestos contra a dominação chinesa. A onda de manifestações, com incêndios, tiroteios e ampla repressão, deixou 19 mortos, segundo Pequim. Já de acordo com governo tibetano no exílio, foram ao menos 140 mortos.

A Campanha Internacional pelo Tibete, baseada em Washington (EUA), caracterizou a visita do líder chinês como uma mostra de que o regime comunista sabe de sua falta de capilaridade na região.

Em nota, na qual descreve o Acordo dos 17 Pontos como "a falsamente alegada libertação pacífica", disse: "a maneira como a visita foi organizada e a completa ausência de qualquer cobertura imediata da mídia estatal sobre a visita indicam que o Tibete continua a ser uma questão delicada e que as autoridades chinesas não confiam em sua legitimidade perante o povo tibetano".

Em relatórios periódicos, a campanha tem denunciado a vigilância de Pequim sob a região autônoma. Documento de março alega que câmeras de segurança estão sendo maciçamente implantadas para vigiar os mosteiros dentro e fora das propriedades, com o objetivo de "esmagar proativamente qualquer indício de dissidência".

A organização, além de observadores internacionais, denuncia também tentativas do regime chinês de apagar a cultura tibetana, em especial a língua. "A comunidade monástica é impedida de formar e expressar seus pensamentos sobre a história e a cultura do Tibete e, em vez disso, é obrigada a seguir a versão oficial do partido sobre a história, a cultura e a religião chinesas", diz um dos relatórios.

China, terra do meio

Receba toda sexta-feira um resumo das principais notícias da China no seu email

Em janeiro deste ano, um empresário da região, Tashi Wangchuk, 35, foi libertado após passar cinco anos preso por "incitar o separatismo" ao fazer campanhas pelo ensino da língua tibetana durante entrevistas a diferentes jornais, entre eles o americano New York Times.

De acordo com levantamento da Fundação Dui Hua, grupo com sede nos EUA que monitora direitos humanos na China, entre 1998 e 2016 os tribunais chineses julgaram cerca de 12 mil pessoas sob acusação de separatismo ou incitação ao separatismo. Apenas 15 foram absolvidas.

O Tibete não é a única região que ameaça a tentativa de unidade pregada pelo PC Chinês. Além de Hong Kong, onde há um movimento pró-democracia pulsante, outro ponto crítico é Xinjiang, região autônoma que faz fronteira com o Paquistão e o Afeganistão e onde vivem os uigures, minoria majoritariamente muçulmana.

Alvos de uma campanha abrangente para transformá-los em seguidores obedientes do Partido Comunista, milhares já foram enviados pelo regime chinês para campos de doutrinação. As cidades e províncias da região são cercadas por grandes postos de controle da polícia, que monitoram quem entra e sai.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.