Biden afirma que China esconde informações essenciais sobre origem do coronavírus

Segundo investigação, são necessários mais dados para ter respostas confiáveis sobre surgimento do vírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Luís

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta sexta-feira (27) que o governo chinês omite informações cruciais para entender a origem do coronavírus. A declaração foi feita depois de o democrata ter acesso a relatórios de agências de inteligência americana sobre o surgimento do vírus.

"Há informação crucial sobre as origens desta pandemia na República Popular da China, mas desde o início as autoridades do governo chinês têm trabalhado para impedir que pesquisadores internacionais e membros da comunidade global de saúde pública tenham acesso a ela", afirmou Biden.

No total, nove órgãos americanos investigaram a origem do coronavírus. Quatro agências de inteligência e o Conselho Nacional de Inteligência dizem acreditar que a hipótese de surgimento por animal é a mais provável. Entretanto, outra agência afirma que há um nível moderado de confiança de que o vírus tenha surgido em laboratório. Outras três agências não comentam nenhuma das possibilidades. Todas as agências concordam, porém, que é muito improvável que o vírus tenha sido criado como arma biológica.

Instituto de Virologia de Wuhan, um dos alvos de investigações sobre a origem do coronavírus
Instituto de Virologia de Wuhan, um dos alvos de investigações sobre a origem do coronavírus - Thomas Peter - 3.fev.21/Reuters

Antes dessa investigação, somente duas agências eram favoráveis à hipótese de que o Sars-Cov-2 tenha origem natural. Mesmo assim, o relatório afirma que essa suposição tem nível de confiança baixa —indicando que novas respostas podem ser dadas em outras pesquisas.

As agências indicam que não conseguem novas informações sobre a origem do vírus se não acessarem mais dados, principalmente amostras dos primeiros casos de Covid-19 em Wuhan. Segundo o jornal americano The New York Times, algumas autoridades americanas dizem crer que pesquisadores chineses têm maior acesso a essas amostras e que o governo liderado por Xi Jinping está barrando investigações sobre a origem do coronavírus por medo do que possa ser descoberto.

Em resposta, a embaixada chinesa em Washington afirmou que os serviços americanos de inteligência estão fazendo manipulação política e colocando a China como um bode expiatório.

Na quarta (25), pesquisadores da OMS (Organização Mundial da Saúde) que realizaram um relatório em março de 2021 sobre a origem do coronavírus publicaram um artigo na revista científica Nature com um apelo para a realização de novas investigações. Segundo eles, novos atrasos podem impossibilitar a realização de alguns experimentos biológicos essenciais para a descoberta de como o patógeno surgiu.

Aproximadamente 4,5 milhões de pessoas já morreram de Covid-19 desde o primeiro caso oficial, em dezembro de 2019. No Brasil, o total foi de 578.396 óbitos e 20.703.645 de pessoas infectadas, conforme dados do consórcio de veículos de imprensa do qual a Folha faz parte.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Com AFP e The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.