Descrição de chapéu Governo Biden Ásia talibã

Diretor da CIA se reuniu em segredo com líder talibã em Cabul

Trata-se do encontro de mais alto nível entre EUA e membros do grupo fundamentalista desde tomada do poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

William Burns, diretor da CIA, a agência de inteligência dos EUA, participou na segunda-feira (23) de uma reunião secreta em Cabul, capital do Afeganistão, com o cofundador do Talibã Abdul Ghani Baradar.

Trata-se do encontro de mais alto nível entre membros do governo dos EUA e do grupo fundamentalista islâmico desde a tomada da cidade e o retorno dos talibãs ao poder no Afeganistão.

O líder do Talibã, mulá Abdul Ghani Baradar
O líder do Talibã, mulá Abdul Ghani Baradar - Karim Jaafar - 18.jul.21/AFP

Uma fonte do Congresso americano disse à agência de notícias Reuters que Burns e Baradar discutiram o prazo final de retirada dos militares americanos —31 de agosto— e a evacuação de outros cidadãos por meio do aeroporto de Cabul, onde milhares de pessoas aguardam para fugir do país.

Burns costuma ser retratado como o diplomata mais experiente do governo de Joe Biden. Assim, a decisão do presidente de enviá-lo para o Afeganistão ilustra a gravidade da crise, já que os Estados Unidos correm para retirar milhares de americanos e aliados afegãos do território. Já o mulá Abdul Ghani Baradar, que liderou o escritório político dos talibãs no Qatar, é agora o homem-forte do novo regime.

Procurado pela agência de notícias AFP, um porta-voz da CIA não confirmou a reunião e disse que a agência de inteligência americana "nunca comenta os deslocamentos do diretor".

Diplomata de carreira, Burns foi embaixador na Rússia e na Jordânia e depois subsecretário de Estado do ex-presidente Barack Obama. Na ocasião, coordenou uma aproximação com o Irã que abriu caminho para o acordo nuclear em 2015, apesar da ausência de relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Em julho, Burns fez uma visita oficial a Brasília, onde se encontrou com autoridades do governo brasileiro, entre os quais o presidente Jair Bolsonaro. A passagem do chefe da CIA pelo país foi mantida em sigilo e não foi previamente informada.

Os americanos intensificam nesta terça-feira (24) os esforços de retirada do Afeganistão, após advertências feitas pelos talibãs de que não vão tolerar o prosseguimento das operações daqui a uma semana. Uma reunião de cúpula virtual do G7 nesta terça-feira também tratou do assunto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.