Descrição de chapéu taleban

Partido da Causa Operária e jornalista brasileiro comemoram vitória do Taleban no Afeganistão

Breno Altman e PCO foram criticados por posts sobre 'derrota do imperialismo norte-americano'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"A vitória do Taleban contra o imperialismo é a vitória de todo o povo oprimido." Assim o Partido da Causa Operária (PCO) comemorou, no Brasil, a tomada do poder pelo grupo fundamentalista no Afeganistão.

"Ao bater em retirada, o imperialismo estadunidense revela a crise em que se encontra. Sem sombra de dúvida, o avanço do Taleban representa uma enorme vitória sobre os piores inimigos dos oprimidos de todo o planeta. Pelo fim das ocupações imperialistas!", afirma o post da sigla no Twitter.

Imagem postada pelo PCO (Partido da Causa Operária) no Twitter
Imagem postada pelo PCO (Partido da Causa Operária) no Twitter - @PCO29 no Twitter

Muito criticado inclusive pelo campo progressista por esses e outros posicionamentos —como a defesa do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), preso no âmbito da investigação sobre suposta organização criminosa digital voltada a atacar as instituições para abalar a democracia—, o partido de ultraesquerda se defendeu das acusações de que está apoiando um grupo que oprime mulheres, gays e outros cidadãos afegãos.

"Direita e extrema direita (são irmãos) vieram aqui defender as mulheres e os gays... do Afeganistão depois de colocarem Bolsonaro no governo no Brasil. E trouxeram uns piolhos esquerdistas. Meu Twitter está infestado de parasitas...", escreveu o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta.

Apesar de criticar o Taleban, o jornalista Breno Altman, fundador do site Opera Mundi, também comemorou a vitória do grupo no Afeganistão por ser uma derrota para os Estados Unidos .

"Toda derrota do imperialismo estadunidense é bem-vinda, pois o enfraquece em termos mundiais. Mesmo quando os vitoriosos são uma fração reacionária como os talebans. Até porque esse grupo somente veio a surgir e ter força com a operação antissoviética dos EUA no Afeganistão", escreveu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.