Descrição de chapéu Itamaraty

Ministro da Saúde mostra o dedo do meio para manifestantes anti-Bolsonaro em NY; veja vídeo

Saída de comitiva do presidente de recepção tem princípio de confusão; Bolsonaro fala nesta terça na ONU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York e São Paulo

A saída da comitiva de Jair Bolsonaro de uma recepção em Nova York, na noite desta segunda-feira (20), teve um princípio de confusão com manifestantes contrários ao presidente.

Cerca de dez pessoas gritavam palavras de ordem contra o mandatário, como “genocida” e “assassino”, em frente à residência da missão brasileira junto à ONU, no Upper East Side. Bolsonaro jantou no local e já tinha presenciado o protesto ao chegar à recepção —ele fez sinal de "menos" com as mãos para o grupo.

Princípio de confusão é registrado entre manifestantes e comitiva de Jair Bolsonaro em Nova York na noite desta segunda - Reprodução

Ao lado dos manifestantes estava um caminhão com um telão que havia circulado pelas ruas de Nova York exibindo frases como “Bolsonaro is burning the Amazon” (Bolsonaro está queimando a Amazônia, em inglês). O veículo rondou quarteirões vizinhos ao prédio onde o presidente estava durante o jantar.

Ao sair do local, Bolsonaro interrompeu sua comitiva e começou a gravar um vídeo, com a ajuda de um auxiliar, mostrando os ativistas ao fundo e apontando para eles, o que irritou o grupo.

Depois de alguns minutos, o mandatário entrou em seu carro para ir embora, protegido pela escolta. Enquanto os veículos partiam, um caminhão dirigido pelos manifestantes se aproximou da comitiva e, do ponto de vista onde a reportagem estava, parecia que iria travar a saída de uma van que levava convidados do presidente, já que naquela rua só há espaço para passar um veículo por sentido por vez.

Seguranças que monitoravam o deslocamento intervieram para permitir a saída das vans restantes. Depois, um dos manifestantes disse que a intenção do motorista do caminhão não era bloquear o caminho, mas apenas se colocar ao lado dos veículos do governo que saíam.

Alguns dos convidados de Bolsonaro responderam aos manifestantes antes de entrar nos veículos, fazendo gestos com as mãos e batendo nos vidros enquanto um dos automóveis ia embora.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de dentro de uma van, chegou a se levantar do assento e mostrar o dedo do meio para os manifestantes, que responderam com gritos e fazendo o mesmo gesto.

Leticia Graça, que filmou o gesto obsceno de Queiroga, afirmou que a atitude é "um retrato do que esse governo é e de como é a sua gestão". "Um ministro da Saúde que dá o dedo a uma manifestação pacífica não leva sua população a sério. Para eles, quase 600 mil mortes pela Covid é uma grande brincadeira."

O presidente não falou com a imprensa. Depois da confusão, os manifestantes deixaram o local. Eles prometeram estar desde as 6h30 (horário local; 7h30 do Brasil) desta terça (21) nos acessos ao prédio da ONU para novos protestos. Bolsonaro fará o discurso de abertura da Assembleia-Geral, logo após as 10h.

Pouco depois da confusão, ele publicou no Facebook o vídeo que gravou na saída do jantar, com o título "meia dúzia de acéfalos protesta contra Jair Bolsonaro para delírio de parte da imprensa brasileira".

O mandatário mostra a cena e narra que os manifestantes faziam um "escarcéu" e estavam "fora de si". "Esse bando nem sabe o que está falando. Deviam estar num país socialista, não aqui nos EUA", afirma.

Ele, depois, em conversa com um apoiador e uma terceira pessoa, não identificada, diz que havia mais repórteres do que manifestantes.

Também nesta segunda, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, foi hostilizado em uma loja da Apple em Nova York. Em um vídeo divulgado pelo jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, Eduardo ouve gritos de "Fora, Bolsonaro" e "vergonha" de um frequentador da loja. O deputado apenas se retira do local fazendo um sinal de positivo.

A intervenção com os caminhões foi elaborada por um grupo de ativistas brasileiros e americanos e financiada por organizações não governamentais ligadas ao ambiente e à defesa da democracia no Brasil.

Caminhão-telão com ação de ativistas contra o discurso de Bolsonaro na ONU na Times Square, na tarde desta segunda; depois um veículo do tipo se envolveria em confusão com a comitiva brasileira - Thiago Dezan

A ação com o caminhão foi capitaneada pelas organizações Amazon Watch e US Network for Democracy in Brazil (Rede dos Estados Unidos pela Democracia no Brasil), que estimam terem gasto US$ 1.800 (cerca de R$ 9.500) por dia de intervenção. Outras organizações envolvidas na iniciativa preferiram o anonimato para evitar retaliações do governo brasileiro. Os veículos circularam nesta segunda e repetirão a dose na terça.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.