Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro contesta comparação de sua viagem com a de Lula

Presidente brasileiro encerrou tour de seis dias por Qatar, Bahrein e Emirados Árabes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Doha (Qatar)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou nesta quinta-feira (18) no Qatar as comparações que foram feitas entre seu giro pelo Oriente Médio e a recepção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Europa.

"Eu vi na GloboNews: ‘Bolsonaro decepciona, Lula é um sucesso’. Ah, pelo amor de Deus", declarou, antes de embarcar de volta ao Brasil.

O chefe do Executivo encerrou uma viagem de seis dias por três países. Além do Qatar, esteve também nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein. Ele se encontrou com autoridades locais e empresários, além de ter visitado eventos como uma feira do setor aéreo e a Expo 2020, em Dubai.

Jair Bolsonaro vestido de marrom
Jair Bolsonaro durante visita a estádio que receberá final da Copa de 2022 - Karim Jaafar/AFP

Simultaneamente, Lula, provável adversário do presidente na eleição do ano que vem, tem mantido vasta agenda na Europa, onde visitou o Parlamento Europeu, teve reunião com o virtual futuro premiê alemão, Olaf Scholz, e foi recebido com honras de chefe de Estado pelo presidente da França, Emmanuel Macron. Nesta sexta, o petista tem um encontro com o premiê espanhol, Pedro Sánchez.

A coincidência da data dos deslocamentos internacionais levantou comparações entre as duas viagens e observações de que, enquanto o petista visitava líderes democraticamente eleitos, Bolsonaro encontrava ditadores do golfo Pérsico.

Na véspera, antes de visitar o estádio que sediará a final da Copa do Mundo do ano que vem, no Qatar, Bolsonaro já havia alfinetado o périplo do petista. "O Lula tem que andar pelo Brasil."

O presidente afirmou que sua viagem pelo Oriente Médio foi altamente positiva. "Excelente viagem. Conversas excepcionais", declarou, sem entrar em detalhes a respeito do que foi tratado com os líderes árabes. "O que é reservado é reservado."

De acordo com Bolsonaro, a imagem internacional do Brasil é muito boa, e o país vem tendo protagonismo crescente no palco global. "O Brasil cada vez mais assumiu destaque no mundo. Há um grande interesse em várias áreas, em especial o agronegócio, a necessidade de segurança alimentar."

O governo brasileiro é alvo de críticas por vários atores internacionais, sobretudo na área ambiental e com relação à gestão da pandemia da Covid-19, entre outros temas. Bolsonaro, no entanto, reafirmou que seu governo goza de credibilidade. "Só o tratamento dispensado para nós [na viagem] e [por] nós a eles demonstram que vivemos uma boa fase."

Ele reforçou também uma das declarações mais polêmicas que deu durante o giro, quando disse a uma plateia de investidores em Dubai que a Amazônia não pega fogo. A afirmação contraria dados obtidos por satélite que constatam o crescimento de focos de incêndio na floresta.

"Quero te convidar para ir com um galão de gasolina no coração da floresta amazônica e ver se pega fogo. Não pega. Vocês [imprensa] continuam batendo na tecla de falar mal do Brasil", afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.