Coroação do rei Charles 3º terá procissões, comida e show

Monarca britânico será coroado em maio, oito meses após a morte da rainha Elizabeth 2ª

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

A coroação do rei Charles 3º, em maio, contará com um show repleto de astros, um grande "almoço nacional" e uma iniciativa de promoção de voluntariado, além da tradicional cerimônia e das procissões, anunciou neste sábado (21) o Palácio de Buckingham.

Os três dias de festejos, cerimônias e eventos comunitários serão, de acordo com o palácio, uma oportunidade "para as pessoas se unirem na celebração de uma ocasião histórica". Até lá, a monarquia tentará reduzir o impacto negativo das declarações incendiárias sobre a família real contidas no livro de memórias do príncipe Harry, filho mais novo do rei, lançado neste mês.

Idoso de chapéu observa coroa desfocada em primeiro plano
O rei Charles 3º observa a coroa imperial durante o funeral de sua mãe, Elizabeth 2ª - Marco Bertorello - 14.set.22/AFP

Ainda não se sabe se Harry e a mulher, Meghan Markle, que vivem nos EUA, participarão da coroação, que costuma acontecer meses após o monarca assumir suas funções, devido ao luto nacional e ao ajuste de detalhes do evento. A coroação de Charles 3º, a primeira no Reino Unido desde 1953, acontecerá em 6 de maio, na Abadia de Westminster. Sua mulher, Camilla, 75, será coroada como rainha consorte.

O casal chegará do palácio sem outros membros da família real, na "procissão do rei", e retornará com uma comitiva, na "procissão da coroação". Para encerrar o primeiro dia, os membros da realeza vão saudar a população de uma sacada de Buckingham, em cuja esplanada devem se reunir milhares de pessoas.

No dia seguinte, um "show especial da coroação" será realizado no Castelo de Windsor e transmitido ao vivo pela emissora BBC, com a participação de "ícones da música mundial e astros contemporâneos".

À noite, um espetáculo de luzes intitulado "Ilumina a Nação" vai encher de cores lugares emblemáticos, com projetores, lasers e drones. Vizinhos e comunidades serão convidados a participar de "grandes almoços da coroação", como um "ato nacional de celebração e amizade".

A programação de segunda-feira, último dia dos festejos, será organizada por grupos de caridade e religiosos, que "destacarão o impacto positivo do voluntariado nas comunidades do país". Charles 3º se tornou rei da Inglaterra em setembro após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth 2ª, aos 96 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.