Descrição de chapéu América Latina

Congresso do Peru aprova acusação contra Castillo, que vê cerco jurídico se fechar

Ex-presidente, que fracassou em tentativa de golpe, pode responder a ação penal por corrupção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima | AFP e Reuters

O Congresso do Peru aprovou nesta sexta-feira (17) a acusação do ex-presidente Pedro Castillo e de dois de seus ministros por corrupção e lavagem de dinheiro, o que permite que o Ministério Público instaure ações penais contra o ex-líder.

A votação teve 59 parlamentares a favor, 23 contra e três abstenções.

O ex-presidente Pedro Castillo após sua cerimônia de posse em Lima - Angela Ponce - 28.jul.21/Reuters

O documento declara a instauração de processo penal contra Castillo por ser o suposto autor dos crimes de organização criminosa, tráfico de influência e conluio.

A tese do Ministério Público é de que o ex-presidente dirigia uma rede de corrupção, lavagem de dinheiro e concessão de obras públicas formada por seu entorno familiar e político.

Os ex-ministros dos Transportes, Juan Silva, e da Habitação, Geiner Alvarado, também foram apontados pela votação no Congresso. Durante o debate, as bancadas de esquerda defenderam Castillo, alegando que ele foi acusado em um processo sem provas.

O próprio Castillo, convidado a comparecer por videoconferência perante o plenário para exercer seu direito de defesa, solicitou que sua apresentação fosse presencial, o que foi rejeitado pelo Parlamento.

O político está detido em uma prisão de Lima desde 7 de dezembro, acusado de rebelião, após tentar dissolver o Congresso e governar por decreto. Depois disso, o Legislativo o destituiu e nomeou Dina Boluarte, sua vice, como presidente.

A saída de Castillo do poder desencadeou uma onda de protestos que deixaram 48 mortos pela repressão policial. Os manifestantes exigem a renúncia de Boluarte e novas eleições gerais.

Na mesma sessão de sexta, o congresso também declarou o presidente colombiano Gustavo Petro como "persona non grata", por ter comparado a polícia peruana e as tropas nazistas. A moção, aprovada com 72 votos a favor, 29 contra e sete abstenções, insta o Executivo a garantir que o Petro não entre no Peru.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.