Descrição de chapéu BBC News Brasil

Milhares se oferecem para adotar bebê retirada de escombros após terremoto na Síria

Criança foi resgatada ainda com o cordão umbilical; mãe deu à luz sob escombros, mas não sobreviveu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Merlyn Thomas Nawal al-Maghafi
BBC News Mundo

Milhares de pessoas se ofereceram para adotar a menina que nasceu sob os escombros de um prédio que desabou no noroeste da Síria após o terremoto de segunda-feira (6).

Quando foi resgatada, a bebê Aya —nome que significa milagre em árabe— ainda estava ligada à mãe pelo cordão umbilical. Ela conseguiu dar à luz, mas não sobreviveu. O pai e todos os quatro irmãos da recém-nascida também morreram depois que o terremoto atingiu a cidade de Jindires.

A bebê Aya, que nasceu sob os escombros de um prédio na Síria
A bebê Aya, que nasceu sob os escombros de um prédio na Síria - Rami al Sayed - 7.fev.23/AFP

Vídeos do resgate de Aya viralizaram nas redes sociais. Imagens mostraram um homem correndo dos escombros de um prédio, segurando um bebê coberto de poeira. Khalil al-Suwadi, um parente distante que estava lá quando ela foi resgatada, levou a recém-nascida ao médico na cidade síria de Afrin.

"Ela chegou na segunda-feira em um estado muito ruim, tinha inchaços, hematomas, estava com frio e mal respirava", diz Hani Marouf, o pediatra que cuidou dela. Aya agora está no hospital e em condição estável.

O diretor do hospital onde a bebê se encontra, Khalid Attiah, diz ter recebido dezenas de ligações de pessoas do mundo todo querendo adotá-la. Ele disse que, por ora, não permitirá a adoção. "Até que sua família retorne, estou tratando-a como se fosse minha [filha]", afirma.

O diretor do hospital tem uma filha apenas quatro meses mais velha que Aya. Por enquanto, sua esposa está amamentando a bebê resgatada. Milhares de pessoas nas redes sociais também buscaram detalhes para adotá-la.

"Estou pronto para cuidar e adotar esta criança se os procedimentos legais me permitirem", disse um âncora de televisão do Kuwait.

Na cidade natal de Aya, Jindires, as pessoas têm procurado entes queridos em prédios desabados. "A situação é um desastre. Muitas pessoas ainda estão sob os escombros", diz Mohammed al-Adnan, um jornalista local, à BBC News Mundo.

Ele estimou que 90% da cidade foi destruída, e a maior parte da ajuda até agora veio da população local. Equipes de resgate —que ficaram familiarizados com a retirada de pessoas dos escombros por mais de uma década durante a guerra civil da Síria— também ajudam em Jindires. "Os socorristas podem acabar sendo vítimas também por causa da instabilidade do prédio", diz Mohammed al-Kamel.

"Acabamos de retirar três corpos dos escombros e achamos que há uma família lá dentro que ainda está viva. Vamos continuar trabalhando."

Mais de 3.000 mortes foram relatadas na Síria após o terremoto, que também atingiu a Turquia. O número não inclui as mortes em áreas do país controladas por grupos rebeldes.

Equipe de resgate socorre recém-nascido encontrado sob escombros na Síria
Equipe de resgate socorre recém-nascido encontrado sob escombros na Síria - via AFP

Este texto foi publicado originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.