Finlândia é hexa como país mais feliz do mundo e abre inscrições para aulas de felicidade

Inscrições para masterclass podem ser feitas até 2 de abril, e a viagem, em junho, será paga pelo governo finlandês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri

Figurando pelo sexto ano consecutivo como campeã do ranking de felicidade World Happiness Report, cuja edição 2023 foi divulgada nesta segunda-feira (20) pela ONU, a Finlândia está lançando um curso para ensinar os estrangeiros a serem felizes como são seus cidadãos.

O "Masterclass of Happiness" vai acontecer em um resort no país em junho de 2023 e oferece gratuitamente passagem, hospedagem e quatro dias de aulas a dez escolhidos pela Business Finland, agência do governo que cuida também do turismo no país.

Casa em meio à natureza na Finlândia, país que abriu um curso para ensinar felicidade a estrangeiros - Visit Finland

"A experiência reunirá os sortudos participantes e treinadores especializados que os guiarão em direção a um estilo de vida equilibrado que o ajudará a ser feliz do jeito finlandês. O treinamento abrange quatro temas principais: natureza e estilo de vida, saúde e equilíbrio, design e cotidiano e alimentação e bem-estar", diz um comunicado no site que está recebendo as inscrições —elas podem ser feitas até 2 de abril.

Após o cadastro, o participante é convidado a gravar um vídeo que postará em sua própria conta no Instagram ou no TikTok, usando as hashtags #FindYourInnerFinn e #Visitfinland.

Caiaque e barraca montada em rocha na Finlândia, país que abriu um curso para ensinar felicidade a estrangeiros - Mikko Nikkinen/Visit Finland

Em entrevista à Folha, a diretora de marketing da Business Finland, Heli Jimenez, disse que o fato de seu país estar em primeiro lugar no ranking há tanto tempo não é coincidência, mas sim consequência de um trabalho específico. "A felicidade deve ser um objetivo político. A Finlândia acredita que alegria, contentamento e satisfação não acontecem simplesmente. Construir a cultura e as instituições sociais necessárias oferece às pessoas uma estrutura sobre a qual construir sua felicidade", afirmou.

Finlandeses após fazerem sauna - SEK/Visit Finland

"Altos níveis de confiança e liberdade ajudam a explicar a felicidade finlandesa", continua Jimenez. "Finlandeses tendem a confiar em vizinhos, funcionários públicos e no governo. Tanto os indivíduos quanto as instituições têm altos níveis de liberdade. A Finlândia é altamente ranqueada em liberdades política, civil e de imprensa."

Questionada se o frio glacial da Finlândia —assim como o de seus vizinhos Dinamarca (2º lugar no ranking), Islândia (3º), Suécia (6º) e Noruega (7º)— poderia ajudar a explicar tamanha felicidade, ela discorda.

"Eu diria que a correlação das condições climáticas com o nível de felicidade é uma coincidência. Os finlandeses são uma nação calorosa, e não consideramos o tempo frio um desafio, mas sim uma questão de usar roupas apropriadas. Dito isso, o hábito finlandês de mergulhar em buracos no gelo no inverno provou ter benefícios para a saúde, o que, naturalmente, aumenta o nível de felicidade."

Peixe frito e cerveja, produtos em alta na culinária finlandesa - Julia Kivelä/Visit Finland
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.