Lula vai convidar Xi ao Brasil e diz que irá à República Democrática do Congo

Presidente viaja à China nesta semana; visita à África seria em junho, para encontro sobre florestas tropicais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (10) que vai aproveitar a viagem oficial à China, nesta semana, para convidar o líder do país, Xi Jinping, para uma visita ao Brasil.

O petista também anunciou que fará uma viagem ainda neste ano à República Democrática do Congo, no centro da África, para uma reunião com os países que detêm as maiores florestas do mundo.

O presidente Lula durante reunião ministerial dos 100 dias de governo, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

Lula deve embarcar na manhã desta terça (11) para uma visita de quatro dias ao gigante asiático. Ele também fará uma parada nos Emirados Árabes Unidos após a ida ao país de Xi. A viagem à China estava programada para 26 de março, mas foi suspensa após o presidente receber o diagnóstico de pneumonia.

O petista concedeu uma entrevista na noite desta segunda-feira ao programa Voz do Brasil, noticiário estatal produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma rede pública.

"Vamos consolidar nossa relação com a China. Vou convidar o Xi Jinping para vir ao Brasil para uma reunião bilateral, para mostrar os projetos que temos interesse de investimento dos chineses", disse.

Lula afirmou que a viagem terá como objetivo resgatar a relação que existia antes do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele evitou falar o nome do rival político, mas fez referências veladas, citando, de forma genérica, presidentes que na visão dele não gostavam e não sabiam fazer política externa.

Ele também disse que vai buscar estreitar parcerias com os chineses —e não apenas na área comercial. "A gente não quer que os chineses comprem coisas nossas, o que queremos é construir parcerias para que eles possam fazer investimentos em coisas que não existem."

Lula anunciou ainda que vai realizar uma viagem para a África para tratar de questões ambientais. O encontro, na República Democrática do Congo, vai reunir países com as maiores florestas do mundo.

"Tenho, em junho, um compromisso com o Congo, que está convidando o Brasil e a Indonésia para fazer um grande encontro dos três países que têm a maior floresta verde. Obviamente, vou tentar convencer o Congo a convidar os países da América do Sul", afirmou Lula. "Temos que ter humildade e reconhecer que a Amazônia não é só nossa. A Amazônia tem vários países que têm um potencial extraordinário."

Lula disse que a floresta amazônica não deve ser mantida como um santuário e deve ser aberta para a produção por parte da população local e para a "ciência do mundo inteiro".

O presidente acrescentou que a questão ambiental está colocando o Brasil em voga no mundo novamente, após anos sob críticas devido à alta dos crimes ambientais. "O Brasil tem o mundo a seus pés, e, com a questão climática, aumentou muito o potencial de negociação."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.