Descrição de chapéu China

Tufão Doksuri coloca região de Pequim em estado de alerta por inundações

Capital chinesa suspende eventos e fecha atrações turísticas; 130 milhões de pessoas podem ser afetadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim (China) | Reuters e AFP

A China colocou uma parte do norte do país, incluindo a região de Pequim, em estado de alerta neste sábado (29) devido às chuvas previstas com a chegada do tufão Doksuri.

O risco na área que abrange a capital vai de médio a alto nos próximos três dias e tem seu pico neste sábado diante da chance de rápidas inundações e de rios de pequeno e médio porte transbordarem.

Com o avanço da tempestade para o interior, cerca de 130 milhões de pessoas podem ser afetadas e, por isso, foram decretados alertas laranjas e vermelhas em diferentes áreas do país.

Vista aérea mostra região alagada, com carros boiando e água até a altura do teto de prédios, na província de Fujian depois da passgaem de tufão
Região alagada na província de Fujian depois da passagem do tufão Doksuri - CNSPhoto via Reuters

"A intensidade do tufão Doksuri continua a enfraquecer, mas o impacto ainda não acabou", disse em comunicado a Administração Meteorológica da China, alertando a população a evitar áreas de alto risco na região de Pequim, Tianjin e Hebei, onde as chuvas localizadas podem chegar a 600 mm.

As autoridades da capital suspenderam eventos esportivos e fecharam atrações turísticas e parques. O departamento de controle de enchentes mobilizou mais de 200 mil trabalhadores de equipes de resgate, que retiraram, até agora, 3.000 pessoas. Doksuri, o tufão mais potente a atingir a China neste ano, forçou o fechamento de escolas e empresas e a retirada de trabalhadores de plataformas de petróleo e gás no mar.

Desde que esses registros começaram a ser feitos, em 1951, apenas uma dúzia de tufões havia chegado a Pequim —um deles, em 1956, foi o de maior impacto, com precipitações de 249 mm.

O Doksuri chegou ao continente nesta sexta (28), derrubando linhas de energia e arrancando árvores. Cerca de 880 mil pessoas na costa de Fujian foram afetadas e 354 mil tiveram de ser retiradas, causando prejuízo de US$ 67 milhões (R$ 316 milhões). Na sequência da passagem do Doksuri, postagens nas redes sociais mostraram trabalhadores de emergência limpando árvores caídas e deslizamentos de terra, além de pessoas caminhando em áreas inundadas com água até a altura das coxas.

Antes de atingir a China, o Doksuri passou pela ilha de Taiwan e pelas Filipinas, onde a chuva e os ventos fortes levaram ao naufrágio de uma balsa, resultando em pelo menos 25 mortes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.