Descrição de chapéu Argentina América Latina

Argentina tem ameaça de bomba na Casa Rosada em dia de eleições

População foi às urnas neste domingo (22) para decidir o próximo presidente do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Esquadrão Antibomba e a Polícia Federal da Argentina foram acionados neste domingo (22) devido a uma ameaça de bomba na Casa Rosada, sede da Presidência da República.

A suspeita, contudo, ainda não foi confirmada. Buscas são realizadas na Casa Rosada.

Bandeira nacional da Argentina hasteada em frente ao Palácio Presidencial Casa Rosada, em Buenos Aires - Luis Robayo/AFP

Segundo o jornal Clarín, um chamado policial chegou às 17h30 em que o denunciante prometeu que ativaria o explosivo no fim das votações para presidente do país. As urnas encerraram às 18h (Buenos Aires tem o mesmo fuso horário de Brasília).

Na ligação, a pessoa disse que colocou a bomba na secretaria do governo federal e depois interrompeu a chamada.

Esta é ao menos a quinta ameaça de bomba registrada na última semana no país.

Neste domingo os argentinos foram às urnas para escolher o próximo que comandará o país, além de eleger deputados, alguns senadores e governadores de províncias e até representantes do país no Mercosul.

Mais de 35 milhões de argentinos estão aptos a votar, segundo a Direção Nacional Eleitoral do país, considerando a população nativa (16 anos ou mais) e a de naturalizados (18 anos ou mais). Desses, 74% compareceram na votação, segundo levantamento feito até as 18h, informou a agência de notícias AFP.

O voto no país é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos.

Disputam a Presidência cinco candidatos, sendo o ultraliberal Javier Milei, a macrista Patricia Bullrich e o peronista e atual ministro da Economia, Sergio Massa, os principais nomes da disputa. Milei, por exemplo, venceu as primárias argentinas de 13 de agosto e é considerado o favorito no pleito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.