Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Parlamentares interrompem sessão em Jerusalém para se abrigar em bunker

Binyamin Netanyahu afirmou em discurso que causas do 'desastre' em Israel após ataque do Hamas já são investigadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vestindo camisa e paletó pretos, em alusão ao luto de seu país, o premiê Binyamin Netanyahu afirmou em discurso no Parlamento de Israel, o Knesset, que as razões que permitiram a infiltração do Hamas no país —o "desastre", em suas palavras— serão investigadas.

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, no Ministério da Defesa israelense - Jacquelyn Martin/Pool/Reuters

"E já começamos a tirar algumas conclusões", disse Bibi, como é conhecido, diante dos parlamentares. "Mas, por enquanto, focamos um objetivo: unir as forças e avançar rumo à vitória."

O primeiro-ministro direcionou sua mensagem ao Irã e ao grupo extremista libanês Hizbullah: "Não nos testem. Não cometam os mesmos erros [que o Hamas], porque o preço que pagarão desta vez será muito mais alto."

Pouco após a fala de Bibi, a sessão teve de ser interrompida por cerca de 40 minutos, segundo relatos de jornais locais, para que parlamentares fossem transferidos para um bunker. Sirenes de ataque aéreo soaram em Jerusalém, onde está o Knesset, e também em Tel Aviv, devido ao lançamento de foguetes nessas direções.

A sessão desta segunda-feira (16) decidiu sobre dois assuntos que estavam na agenda. Primeiro, aprovou adiar em três meses as eleições municipais inicialmente marcadas para o final de outubro, devido ao contexto da atual guerra. Depois, também em primeira leitura, aprovou que as prisões israelenses decretem situação de emergência durante o conflito e, assim, tenham permissão para ter mais prisioneiros nas mesmas celas do que antes era permitido.

Os olhos estavam voltados para o que as principais autoridades diriam sobre os primeiros dez dias da guerra declarada após o grupo terrorista Hamas invadir Israel e cometer assassinatos em massa de civis na região perto da fronteira com Gaza.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, que também discursou, disse que a população passa por uma "crise de confiança". "O Estado e as suas instituições devem alinhar-se com os padrões estabelecidos pelo povo."

Ele também agradeceu o apoio internacional, nomeadamente o dos Estados Unidos —Herzog se reuniu nesta segunda com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, que faz mais um giro pelo Oriente Médio. Blinken, aliás, também teve que se abrigar em um bunker durante um encontro com Netanyahu no centro de comando do Ministério da Defesa de Israel. Segundo o governo dos EUA, a medida ocorreu durante o soar de sirenes, e os dois políticos ficaram ao todo cinco minutos abrigados.

Já o ex-premiê Yair Lapid, atual líder da oposição, disse que o sistema de defesa de Israel "falhou" porque se afastou de seu "DNA". "Israel sempre proclamou ao mundo que era a única democracia no Oriente Médio e o país mais forte da região. Mas esquecemos que essas duas coisas [democracia e força de defesa] não estão desconectadas, elas são causa e efeito."

Antes da guerra iniciada em 7 de outubro, Israel era palco de protestos frequentes que questionavam a controversa reforma judicial pleiteada e parcialmente aprovada pelo governo de Bibi, o mais à direita em toda a história do país. Ativistas, intelectuais e até governos estrangeiros apontavam que o mecanismo, que enfraquecia a independência da Suprema Corte, minava a democracia israelense.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.