Terremoto mata mais de 2.000 e deixa ao menos 9.000 feridos no Afeganistão

Segundo autoridades, número de vítimas pode aumentar, já que várias pessoas estão presas sob os escombros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Herat (Afeganistão) e Cabul | AFP

Um terremoto de magnitude 6,3 deixou mais de 2.000 pessoas mortas e mais de nove mil feridos neste sábado (7), no oeste do Afeganistão. O número de vítimas ainda pode aumentar, já que várias pessoas estão presas sob os escombros, segundo autoridades.

Segundo o porta-voz do Ministério de Desastres, Janan Sayeeq, em entrevista à Reuters, 2.053 pessoas morreram, foram notificados 9.240 feridos e 1.329 casas foram danificadas ou destruídas.

Imagem mostra pessoas removendo escombros de uma casa destruída após terremoto no Afeganistão
Moradores afegãos removem escombros de uma casa danificada após terremoto na província de Herat - Mohsen Karimi - 7.out.23/AFP

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o epicentro do terremoto se localizou a 40 quilômetros a noroeste da maior cidade da região, Herat. Após o primeiro, outros sete tremores com magnitudes entre 4,3 e 6,3 foram detectados. "É provável que haja um número significativo de vítimas e que a catástrofe seja potencialmente extensa", afirmou o instituto.

Em Herat, moradores e comerciantes fugiram de casas e edifícios por volta das 11h30 no horário local (3h30 da madrugada em Brasília), quando os tremores começaram.

"Estávamos em nossos escritórios quando o prédio começou a tremer. Os revestimentos das paredes caíram. As paredes racharam e parte do prédio desabou", disse Bashir Ahmad, 45. "Não consigo entrar em contato com minha família, os serviços de rede e telefonia móvel não funcionam."

A população procurou refúgio em ruas largas, longe de prédios altos. Muitos habitantes foram cautelosos antes de voltarem às suas casas.

Muitas áreas do Afeganistão são inacessíveis por estradas, e as aldeias dispersas muitas vezes são feitas de estruturas de barro que são suscetíveis a desmoronamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou 12 ambulâncias para os distritos mais afetados a fim de ajudar na evacuação das vítimas.

Este foi o segundo grande terremoto a atingir o país em menos de dois anos. Um terremoto no leste do Afeganistão ocorrido em 2022 matou mil pessoas e feriu centenas. Em 2005, pelo menos 73 mil pessoas foram mortas por um terremoto de magnitude 7,6 que atingiu o Paquistão.

Em um post no X (ex-Twitter), a Unicef lamentou o ocorrido e disse que está no Afeganistão ao lado da ONU para avaliar o impacto do terremoto. "Nossas mais sinceras condolências a todas as famílias afetadas."

O porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, Mullah Jan Sayeq, afirmou que "houve deslizamentos de terra em áreas rurais e montanhosas". "Há algumas áreas que estão completamente desabadas e todas as casas estão danificadas", disse.

Herat, um antigo centro comercial e cultural localizado a 120 quilômetros ao leste da fronteira com o Irã, é a capital da província de mesmo nome, onde vivem cerca de 1,9 milhão de pessoas.

A administração do Talibã declarou estado de emergência devido à possibilidade de mais réplicas. Organizações militares e de serviços foram direcionadas para priorizar as áreas atingidas pelo terremoto, incluindo operações de resgate, transporte de feridos, preparação de abrigos para desabrigados e entrega de doações de alimentos.

"Desejamos paciência e consolo para as famílias das vítimas, juntamente com uma rápida recuperação para os feridos", disse Mullah Abdul Ghani Baradar, vice-primeiro-ministro interino da administração do Talibã, em comunicado na rede social X.

O Afeganistão vive sob a administração do Talibã desde agosto de 2021. Desde então, o grupo tem empregado medidas que refletem sua visão extremista do islã, em especial contra mulheres.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.