Descrição de chapéu América Latina

Teto de igreja desaba no México durante missa e mata 10; veja vídeo

Vítimas incluem três crianças; autoridades trabalham com hipótese de suposta falha na estrutura da construção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | AFP

Ao menos dez pessoas morreram e 40 ficaram feridas, neste domingo (1º), após o desabamento do teto de uma igreja durante uma missa na localidade de Ciudad Madero, no estado de Tamaulipas, a cerca de 340 km da Cidade do México, informou o governador local, Américo Villarreal.

Questionado sobre a causa do desabamento, o político respondeu que, segundo o padre responsável pela paróquia de Santa Cruz, onde a tragédia aconteceu, não foram detectadas irregularidades na construção de 50 anos.

As autoridades, porém, trabalham com a hipótese de uma suposta falha na estrutura às 14h18 locais (17h18 de Brasília), momento em que 70 pessoas assistiam a uma cerimônia de batizado.

Igreja de Santa Cruz, em Ciudad Madero, no México, após desabamento do teto durante missa
Igreja de Santa Cruz, em Ciudad Madero, no México, após desabamento do teto durante missa - Reprodução

Segundo Villarreal, as vítimas são cinco mulheres, dois homens e três crianças. Provavelmente não há mais vítimas, de acordo com o governador, já que as autoridades localizaram todas as pessoas que estavam desaparecidas. Ainda não foi possível recuperar o corpo de uma mulher dos escombros.

O governador acrescentou que quase 60 pessoas receberam atendimento médico e 23 continuam hospitalizadas. "Duas estão com ferimentos graves. Suas vidas podem estar em perigo", disse ele.

Um vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que a igreja começa a desabar e colapsa em meio a uma espessa nuvem de poeira. Após o incidente, a área ficou cercada de ambulâncias, policiais e militares, e várias pessoas chegaram em busca de notícias de familiares.

"Todos morremos no momento em que Deus quer", declarou ao site 4C News o padre Ángel Vargas, que rezava a missa no momento da tragédia. "Alguns partiram e outros ficaram. Os que se foram, agora descansam em paz. Aqueles que ficaram certamente sofrerão a vida toda."

Emocionado, o sacerdote afirmou que todos os domingos eram especiais devido aos batizados, nos quais famílias inteiras compareciam. "Neste momento, o trabalho necessário está sendo realizado para extrair as pessoas que ainda estão sob os destroços", disse Alvarez em mensagem gravada e divulgada em redes sociais. "Hoje vivemos um momento muito difícil."

Imagens da emissora de TV Milenio mostraram dezenas de pessoas tentando conter com suportes parte da estrutura colapsada enquanto outras abriam caminho em meio aos destroços, em busca de sobreviventes. Socorristas erguiam os punhos para o alto, pedindo silêncio para poder ouvir pedidos de socorro das pessoas presas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.