Veja como votou cada província da Argentina em mapa interativo

Milei conseguiu mais de 11 pontos de diferença em relação a Massa, que venceu só em três províncias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Javier Milei (A Liberdade Avança) foi eleito neste domingo (19) novo presidente da Argentina em uma votação histórica. O economista de ultradireita venceu o então ministro da Economia Sergio Massa, candidato do peronismo pelo União pela Pátria.

Milei conseguiu mais de 11 pontos de diferença em relação ao rival. Ele registrou 55,7% dos votos válidos contra 44,3% de Massa, com quase todas as urnas apuradas. A participação argentina foi de 76%, a segunda mais baixa nas últimas quatro décadas.

Veja, abaixo, como foi a votação em cada província:

O peronista venceu em apenas três províncias (Buenos Aires, Formosa e Santiago del Estero). A primeira, maior colégio eleitoral do país, sempre foi considerada um bastião do peronismo e era uma das apostas da campanha de Massa para obter larga vantagem e impulsioná-lo para a vitória. Ele até levou, mas por muito pouco: 50,73% a 49,26%, uma diferença de apenas 140 mil votos.

Nas outras duas, igualmente de tradição peronista, a vantagem percentual foi maior, mas ambas são províncias pouco populosas ao norte da Argentina, portanto de peso eleitoral limitado.

A vitória de Milei passou por uma ampla margem em três províncias cruciais no interior, as mais populosas depois de Buenos Aires: Santa Fé, onde fica Rosário, Córdoba e Mendoza. Em Santa Fé, onde em 2019 o antiperonista e então candidato à reeleição Mauricio Macri superou o kirchnerista Alberto Fernández por apenas 0,8 ponto percentual, o agora presidente eleito Javier Milei levou com 62,8% ante 37,2% de Massa. Com perfil mais consolidado de oposição ao peronismo, Córdoba e Mendoza registraram triunfos acachapantes de Milei, respectivamente 74% a 26% e 71,1% a 28,9%.

Embora com menor peso devido à sua pequena população (365 mil habitantes), a província patagônica de Santa Cruz também chama a atenção por ser o berço político dos Kirchners, onde o peronismo estava acostumado a vencer. Em 2019, Fernández levou com tranquilidade, obtendo 58% dos votos. Agora, quem teve o mesmo desempenho foi Milei (58%), desfazendo outro antigo reduto peronista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.