Descrição de chapéu violência

Adolescentes da América do Sul são esfaqueadas na Grand Central de Nova York

Homem com extensa ficha criminal as atacou em área de alimentação e disse querer 'ver todos os brancos mortos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Duas adolescentes da América do Sul foram esfaqueadas durante um ataque na estação Grand Central, em Manhattan, no centro de Nova York, na manhã desta segunda-feira (25) de Natal.

A informação foi compartilhada na manhã desta terça-feira (26) pela Agência Metropolitana de Transportes com jornais locais.

O país ou os países de origem das adolescentes de 14 e 16 anos não foi detalhado. Segundo informações do jornal New York Post, as vítimas pareciam ter sido escolhidas de maneira aleatória, mas o agressor, no momento do ato, teria tido que queria "todos os brancos mortos".

Pessoas caminham pelo Grand Central Terminal, na região de Manhattan, antes do feriado de Natal
Pessoas caminham pelo Grand Central Terminal, na região de Manhattan, antes do feriado de Natal - Spencer Platt - 22.dez.23/Getty Images via AFP

O homem foi identificado como Steven Hutcherson, 36, e foi detido, segundo os relatos, menos de um minuto após esfaquear as jovens, que estavam em um restaurante na área gastronômica do local com suas famílias.

A agência de transporte as identificou como turistas que visitavam os Estados Unidos neste final de ano, mas não forneceu mais detalhes.

Elas teriam sido levadas para o hospital público Bellevue e não teriam tido ferimentos graves no ataque. Hutcherso, o agressor, tem extensa ficha criminal. Ele agora foi acusado de homicídio, agressão, porte criminoso de arma e risco ao bem-estar de uma criança (devido à jovem de 14 anos), segundo as autoridades de segurança.

A jovem de 16 anos foi atingida nas costas, e a faca perfurou seus pulmões. A outra, de 14 anos, sofreu ferimentos em uma das pernas. O caso ocorreu na unidade do café e bar Tartinery no terminal.

Ele teria discutido com funcionários do local por ter sido proibido de sentar no espaço e questionado a razão para que as adolescentes tivessem permissão. Na sequência, o agressor disse a frase de cunho supremacista. Não foram dados detalhes como a raça do homem.

O agressor tem 17 prisões anteriores em sua ficha criminal, ainda de acordo com fontes policiais ouvidas pelo New York Post. Ele foi descrito por agentes que o conhecem como uma pessoa com possíveis transtornos mentais e que já confrontou a polícia mais de uma vez.

Sua última prisão ocorreu em 7 de novembro passado por ter ameaçado atirar em um desconhecido no Bronx. Ele teria dito no momento da ameaça, de acordo com a queixa criminal: "Eu vou atirar em você. Não me importa que tipo de green card o governo te deu".

Green card é o nome dado à permissão para morar e trabalhar nos EUA por dez anos. O documento pode ser renovado e abre caminho para pleitear a cidadania americana. Assim, a fala indica um possível teor discriminatório com migrantes por parte de Hutcherson.

Ele se declarou culpado de agressão em terceiro grau um mês após o caso, na primeira quinzena de dezembro, e foi liberado. Antes, em outubro, foi preso por porte de arma e condenado a 15 dias na prisão.

Um policial criticou ao New York Post a atuação de promotores e juízes nos casos de Hutcherson, dizendo que deixá-lo em liberdade coloca as pessoas em risco, como ocorreu na segunda-feira de Natal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.