Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Grupo com 47 brasileiros e familiares deixa Gaza e deve chegar a Brasília neste domingo

Segunda missão da FAB para repatriar quem tenta fugir do território palestino saiu do Rio rumo ao Egito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) decolou do Rio de Janeiro, na madrugada deste sábado (9), com destino ao Egito, onde deverá resgatar 47 brasileiros e familiares que fugiram da guerra na Faixa de Gaza.

A aeronave KC-30 levantou voo do aeroporto do Galeão às 5h08 e vai viajar direto para o Aeroporto Internacional do Cairo por 15 horas. A previsão é que o veículo pouse no país africano às 3h locais deste domingo (10) —22h de sábado, no horário de Brasília.

Avião KC-30 da Força Aérea Brasileira, que vai fazer a repatriação de brasileiros que fogem da guerra em Gaza - Divulgação/FAB

Segundo o Itamaraty, o grupo deixou o território palestino neste sábado e vai viajar para a capital egípcia acompanhado de funcionários da Embaixada do Brasil em Cairo. O voo de repatriação deve sair do Egito neste domingo (10) rumo a Brasília e chegar no mesmo dia.

A pasta afirma que, da lista inicial de 102 brasileiros e familiares próximos, 24 pessoas tiveram a saída negada por algum dos governos envolvidos —sete com nacionalidade brasileira. Dos 78 que foram autorizados, 11 são brasileiro-palestinos e 36 são palestinos. Serão resgatados 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e 4 homens.

Eles serão o segundo grupo de repatriados do território —o primeiro desembarcou em Brasília no dia 14 de novembro. Na ocasião, parte dos palestinos com nacionalidade brasileira e seus familiares quiseram permanecer em Gaza à espera de um cessar-fogo. A trégua durou uma semana e acabou na sexta-feira passada (1º), quando Israel voltou a bombardear o território palestino.

Neste sábado, os ataques de Israel a Gaza se espalharam do norte ao sul do território, no que indica um agravamento da ofensiva. O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse que vai continuar sua "guerra justa" contra o Hamas. Já o chefe do Exército israelense falou em "aumentar a pressão" sobre a facção. Os mortos em Gaza passam de 17,7 mil, segundo o grupo.

Na última sexta (8), um dos repatriados em novembro, Hasan Rabee, afirmou em sua conta no Instagram que sua tia e os filhos dela ficaram gravemente feridos após bombardeios em Khan Yunis, cidade no sul de Gaza para onde grande parte dos palestinos fugiram após um ultimato de Tel Aviv para sair esvaziar o norte. Dois dos netos de sua parente, afirmou ele, morreram no ataque.

No total, o governo brasileiro já fez dez viagens com cinco aeronaves para repatriar brasileiros e familiares da região em conflito desde o dia 10 de outubro, três dias após ataques do grupo terrorista Hamas no sul de Israel desencadear a guerra. Ao completar o 11º, neste domingo, 1.524 pessoas terão sido resgatadas pela FAB.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.