Primeiro veio o choque quando o Airbus A350 que transportava 379 pessoas colidiu com outro avião enquanto pousava em Tóquio.
Depois vieram o calor e a fumaça, enquanto o jato, que estava pegando fogo, acelerava pela pista.
Então, o instinto de sobrevivência das pessoas a bordo entrou em ação: eles lutaram para fugir de uma cabine cheia de fumaça, sabendo que suas vidas dependiam dos próximos segundos.
O fato de todos a bordo do voo 516 da Japan Airlines terem saído com vida é extraordinário.
Especialistas dizem que uma evacuação perfeita e as novas tecnologias desempenharam um papel importante para a sobrevivência dos passageiros.
As pessoas que estavam a bordo do segundo avião, uma aeronave menor da guarda costeira que deveria entregar ajuda às vítimas do terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira (1º), não tiveram a mesma sorte.
Cinco delas morreram e o piloto ficou gravemente ferido.
Os investigadores estão apurando o que aconteceu às 17h47 do horário local do Japão (5h47 em Brasília) no aeroporto de Haneda, e por que dois aviões estavam na pista ao mesmo tempo.
Por enquanto, vídeos e depoimentos de passageiros pintam um quadro de alguns minutos de terror.
O passageiro sueco Anton Deibe, 17, descreveu o caos após o impacto quando o Airbus A350 parou na pista.
"A cabine inteira ficou cheia de fumaça em poucos minutos", disse ele ao jornal Aftonbladet, da Suécia.
"A fumaça na cabine ardia como o inferno. Nós nos jogamos no chão. Então as portas de emergência foram abertas e nos jogamos contra elas. Não tínhamos ideia para onde estávamos indo, então corremos para fora. Foi um caos."
Ele, seus pais e sua irmã conseguiram escapar ilesos do acidente.
Satoshi Yamake, 59, disse que sentiu que o avião "inclinou para o lado, seguido de um grande solavanco" na colisão inicial.
Outro passageiro, que preferiu não se identificar, descreveu um "solavanco, como se a aeronave estivesse colidindo com alguma coisa ao pousar". "Vi uma faísca do lado de fora da janela e, de repente, a cabine estava cheia de fumaça."
Um terceiro passageiro relatou à rede Kyodo News que ouviu "um estrondo, como se tivéssemos batido em alguma coisa e subido no momento em que pousávamos".
Trechos desses momentos foram capturados por telefones celulares.
Alguns passageiros gravaram o brilho vermelho de um motor ainda aceso enquanto o avião parava. Outro filmou o interior, uma cortina de fumaça obscurecendo rapidamente as lentes da câmera enquanto os passageiros gritavam e a tripulação de cabine tentava orientar os próximos movimentos.
Uma passageira disse que estava escuro a bordo quando o fogo se intensificou após o pouso.
"Estava esquentando dentro do avião e pensei, para ser sincera, que não sobreviveria", disse ela à emissora japonesa NHK.
Segundo outro passageiro, o plano de fuga foi dificultado porque foi utilizado apenas um conjunto de portas. "A tripulação falou que as portas de trás e do meio não poderiam ser abertas. Então todos desembarcaram pela frente", disse ele.
Imagens e vídeos mostram o momento em que as pessoas começaram a pular nos escorregadores infláveis do avião —algumas delas caem em seu esforço para fugir da cabine em chamas e correm para ficarem seguras.
Nos vídeos, ninguém aparece carregando bagagens de mão —um fator importante na rapidez com que uma cabine foi liberada.
Alex Macheras, analista de aviação, disse à BBC que a tripulação "foi capaz de iniciar uma evacuação clássica" nos primeiros minutos cruciais após o impacto com a outra aeronave.
O incêndio foi "isolado em uma área" do Airbus A350 durante os primeiros 90 segundos, permitindo-lhes uma breve janela de tempo para retirar todos da aeronave, afirma Macheras.
Ele diz que a tripulação conseguiu entender claramente quais portas estavam longe das chamas, razão pela qual as imagens mostram que nem todas as saídas estavam abertas para a fuga.
Macheras acrescentou que os passageiros podem atrapalhar o procedimento em caso de pânico, por exemplo, tentando pegar suas malas nos armários.
O Airbus A350 é um dos primeiros jatos comerciais feitos de materiais compósitos de fibra de carbono, que parecem ter resistido bem à colisão inicial e ao incêndio.
Tudo isso ocorreu enquanto o fogo se espalhava rapidamente até engolir o avião. Imagens mostram bombeiros lutando para conter o incêndio ao mesmo tempo em que a fuselagem da aeronave começa a se partir em duas.
Satoshi Yamake, passageiro, disse que, apesar de todo o caos, demorou cerca de cinco minutos para todos saírem. "Vi que o fogo se espalhou em cerca de 10, 15 minutos", acrescentou.
Tsubasa Sawada, 28, afirmou que "foi um milagre, poderíamos ter morrido".
Demorou várias horas para que o fogo finalmente fosse extinto. Quatorze passageiros e tripulantes tiveram ferimentos leves.
Horas após o acidente, Sawada tinha uma pergunta. "Quero saber por que isso aconteceu", questionou, acrescentando que não planejava embarcar em outro avião até obter a resposta.
Este texto foi originalmente publicado aqui.
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