Jovens taiwaneses se frustram com candidatos do governo e da oposição

Questões que mobilizam estudantes e profissionais em início de carreira, como custo da moradia, não encontram resposta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Taipé

O brasileiro Bernardo Rech, 22, passou os últimos seis meses estudando na Universidade Nacional de Taiwan, a maior da ilha. Nas conversas com os colegas do curso de ciência política, a China é assunto recorrente, conta ele.

"Mas tem outros, que ficaram mais evidentes, como a questão da moradia. Está muito difícil para os estudantes taiwaneses que vêm de Kaohsiung, de Taichung, achar alguma coisa em Taipé", diz, referindo-se a cidades a cerca de 350 km e 170 km da capital, respectivamente. O aluguel em Taipé subiu 128% desde 2016.

As questões que mobilizam os jovens taiwaneses são diversas. Algumas delas são inusitadas, como acidentes de trânsito, mais comuns na ilha do que em outros países da região. Outras são de compreensão fácil, como a ampliação do serviço militar obrigatório de quatro meses para um ano, começando em 2024, por decisão do atual governo.

Apoiadores de Ko Wen-je, candidato a presidente do Partido do Povo de Taiwan, durante evento de campanha em Taipé, em 11 de janeiro de 2024 - AFP

O grupo político na Presidência, o Partido Democrático Progressista (PDP), identificou-se com estudantes e jovens profissionais ao ascender ao poder, há oito anos, mas novas bandeiras foram surgindo, assim como o desgaste pelo que a sigla fez ou deixou de fazer no governo.

O atual vice-presidente Lai Ching-te, 64, candidato governista, vem sendo cobrado nesse sentido. Em entrevista coletiva nesta semana, reconheceu o problema da habitação, por exemplo, mas não chegou a apresentar resposta.

"Os jovens em Taiwan têm expressado de fato muita insatisfação com os preços da moradia nos últimos anos, bem como com algumas questões como o emprego e a educação", disse. "Isso é algo que o governo deveria prestar atenção."

Partiu daí para justificar a situação lembrando a Covid-19, que afetou Taiwan "tal como o resto do mundo", inclusive na economia. Elogiou a presidente Tsai Ing-wen como a governante "que mais investiu na sociedade" e prometeu continuar "fortalecendo as áreas insuficientes".

Também em entrevista, o principal candidato de oposição, Hou Yu-ih, 66, do Kuomintang (KMT), criticou o governo por ter "tirado vantagem do movimento estudantil" oito anos atrás e, ao chegar ao poder, não cumprir o prometido. Mas ele, a exemplo de Lai, não tinha soluções a oferecer sobre temas como moradia.

Seu candidato a vice, Jaw Shau-kong, 73. apresentador de um programa policial semelhante ao de José Luiz Datena no Brasil, relatou que tem feito encontros em universidades e que "não há dificuldade de comunicação com os jovens".

Diz que "eles costumavam apoiar o PDP, mas muitos mudaram isso", o que se refletiu nas eleições para prefeito, com o Kuomintang vencendo em cidades como Taipé e Nova Taipé. "Eles podem pensar que nós somos conservadores, mas já foi diferente em 2022. Se você quer mudança, tem que concentrar o voto no KMT."

Trata-se de um pedido de voto útil. O presidenciável mais identificado com jovens, o ex-prefeito de Taipé Ko Wen-je, 64, do Partido do Povo de Taiwan (PPT), ficou para trás, ao menos nas pesquisas até o final de dezembro, e o KMT se fixou como alternativa ao governo.

Mas é pouco provável que consiga avançar nessa faixa. Uma das principais bandeiras de Hou e Jaw é a manutenção da pena de morte, e eles usam com frequência o tema para confrontar Lai, uma vez que seu partido é programaticamente a favor da abolição, embora o próprio candidato evite o assunto.

O resultado é que não há maior identificação com a eleição, desta vez, e jovens podem acabar desistindo de votar.

O estudante de engenharia Chuang Bro, 25, da Universidade Nacional, diz não ver diferença entre os três candidatos a presidente, mas conta que pretende votar no PDP para presidente por causa da candidata a vice, Hsiao Bi-khim, e em outra legenda para o legislativo.

"Eu não apoio partido, voto na pessoa", justifica. Ele questiona o atual governo por estar abandonando a energia nuclear, uma das bandeiras que levaram Tsai a vencer duas vezes, mas perderam força. "Eu prefiro nuclear, sim, porque a poluição do ar em Taiwan é terrível, carros demais, scooters."

Ele também discorda da atenção dada à ameaça de guerra na cobertura da imprensa sobre as eleições. "Eu sou sensato", diz. "Quando digo que a China não vai atacar Taiwan, é porque eu estava lá até duas semanas atrás. Eles descrevem o PDP como um partido do mal, sim, mas o principal é que eles querem paz."

Chuang conta que esteve em cidades como Xangai, Pequim e Nanjing para competir como tenista. Sua conclusão foi de que "eles realmente odeiam os japoneses e, se quiserem atacar, [seu alvo] será o Japão, não Taiwan, e não durante a minha vida".

Em meio aos comícios finais, na sexta à noite, Ko voltou a impressionar pelas proporção de apoiadores que reuniu --e pelo contraste entre a juventude de seu público e a idade dos que foram ouvir Lai na noite anterior, no mesmo local, diante do palácio presidencial em Taipé.

Um fator de difícil avaliação em relação a Ko e as pesquisas é o impacto do TikTok. A plataforma de mídia social tem grande penetração em Taiwan, garantindo popularidade para ídolos pop chineses como Ren Ran e Zhang Yuan.

Enquanto Lai e Hou nem sequer têm perfil no TikTok, Ko tem perto de 200 mil seguidores, e sua campanha distribui vídeos em que seus dicursos são transformadas em rap.

Uma pesquisa divulgada em dezembro, feita pela Universidade Nacional Chung Cheng com 1,1 mil usuários do TikTok em Taiwan, mostrou afinidade entre o programa do candidato do PPT e o que os entrevistados defendiam.

Por exemplo, 39% responderam considerar a construção de unidades da gigante taiwanesa de chips TSMC no Arizona como um ato de exploração dos EUA. E 46% disseram que Taiwan deveria assinar um acordo comercial com a China. São dois pontos repisados por Ko.

Por outro lado, com Taiwan liderando o ranking de menor natalidade no mundo, jovens são uma força política em baixa. Os eleitores entre 20 e 29 anos respondem por 16,2% do total, quase empatados com aqueles entre 60 e 69 anos, que alcançam 15,7%, segundo a comissão eleitoral da ilha.


A linha do tempo de Taiwan

1601-1682
Ilha não tem autoridade central. É parcialmente ocupada por europeus por algumas décadas

1683-1894
Torna-se parte da China sob a dinastia Qing

1895
Torna-se colônia do Império do Japão após ele vencer a primeira guerra sino-japonesa

1945
Japão, obrigado a ceder todos os seus territórios no exterior após a Segunda Guerra Mundial, devolve a ilha à então República da China

1949
Governo da República da China se transfere para a ilha após o Partido Nacionalista (Kuomintang, KMT), de Chiang Kai-shek, ser derrotado na guerra civil pelo Partido Comunista, de Mao Tse-tung; no fim dos anos 1940, chineses de diversas províncias continentais migram para a ilha (hoje eles respondem por 15% da população) e juntam-se aos descendentes de grupos continentais que migraram das províncias de Fujian e Guandong sobretudo entre os séculos 14 e 17 (hoje 80% dos habitantes).

1950-1959
Com apoio dos EUA, a República da China implementa uma reforma agrária que abre caminho para maior produção agrícola e crescimento econômico; prosperidade rural estimula o desenvolvimento industrial e urbano

1960-1969
Investimentos da década anterior levam a um "milagre econômico", com taxas anuais de crescimento do PIB que chegam a dois dígitos

1971
República da China, conhecida como China nacionalista, perde sua cadeira na ONU para a República Popular da China, ou China comunista, e ilha passa a ser tratada por Taiwan ou Formosa; industrialização voltada para exportação se acelera nos anos 1970, partindo de têxteis para aparelhos eletrônicos

1985
Ministro Li Kwoh-ting contrata o executivo Morris Chang para comandar a expansão de chips na ilha, segundo a lenda dizendo a ele "queremos uma indústria de semicondutores; de quanto dinheiro precisam?"; a TSMC é fundada dois anos depois

1987
É suspensa a lei marcial vigente desde 1949 e começa a democratização da ilha

1992
Dois lados do estreito aceitam o princípio de "uma China", mas podendo definir separadamente o que é China

1996
Primeiras eleições presidenciais culminam com vitória do KMT

2000
Primeira vitória do Partido Democrático Progressista inicia a alternância no poder; dois mandatos de Chen Shui-bian terminam marcados por corrupção, conflitos étnicos e deterioração das relações com China e com EUA

2008
Efeitos da crise financeira nos EUA atingem taxas anuais de crescimento, que caem de patamar a partir de então

2014-2015
Então em fim de mandato, presidente Ma Ying-jeou (KMT) vê seu projeto de acordo comercial com a China ser inviabilizado por protestos estudantis

2016
Tsai Ing-wen (PDP) é eleita presidente; seus dois mandatos são marcados por redução de contatos com a China de Xi Jinping e aproximação com os EUA de Donald Trump, incluindo por meio da compra de caças, mísseis e tanques americanos

2022
A então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visita Taiwan, ampliando a deterioração nas relações com Pequim, que cerca a ilha e depois passa a fazer exercícios militares intermitentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.