Descrição de chapéu Rússia União Europeia

Ataque da Rússia deixa ao menos 17 mortos no norte da Ucrânia; veja vídeo

Três mísseis russos atingem o centro de Tchernihiv; Volodimir Zelenski reclama falta de apoio para ampliar defesa aérea

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tchernihiv (Ucrânia) | AFP e Reuters

Três mísseis russos atingiram nesta quarta-feira (17) o centro de Tchernihiv, cidade no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia. A ofensiva deixou ao menos 17 mortos, dezenas de feridos e edifícios civis danificados.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, pediu aos aliados de Kiev que se apressem em apoiar a defesa aérea depois que a cidade se tornou o mais recente alvo de uma intensificação da campanha de ataques aéreos russos.

"Isso não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se a determinação do mundo em combater o terrorismo russo tivesse sido suficiente", escreveu Zelenski no aplicativo de mensagens Telegram.

Equipes de resgate ucranianas limpam os escombros de um prédio destruído após um ataque com mísseis em Tchernihiv - Genya Savilov/AFP

Três explosões atingiram uma movimentada área central da cidade pouco depois das 9h, horário local, destruindo um hotel, disseram autoridades. Vídeos obtidos pela Reuters mostraram chamas e colunas de fumaça negra subindo sobre a cidade, que fica a cerca de 150 quilômetros da capital, Kiev.

O ataque também danificou um hospital, uma instalação educacional e dezenas de carros particulares, disseram autoridades. "Infelizmente, a Rússia continua a envolver-se em atividades terroristas contra civis e infra-estruturas civis, como confirmado mais uma vez por este ataque a Tchernihiv", disse o presidente da Câmara em exercício, Oleksandr Lomako.

Mais de 60 pessoas, incluindo três crianças, ficaram feridas, afirmou Lomako. A Rússia atacou com três mísseis de cruzeiro Iskander, informou o governador Viatcheslav Chaus à emissora pública Suspilne. Os russos negam que tivessem alvos civis.

Enquanto os civis removiam vidros e detritos com pás perto de prédios residenciais, médicos instavam os residentes a doar sangue, e as autoridades municipais declararam um dia de luto.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, expressou gratidão à Alemanha por fornecer uma terceira bateria de defesa aérea Patriot adicional, e instou outros aliados do país a seguirem o exemplo.

A Ucrânia enfrenta uma grave escassez de munições, incluindo sistemas de defesa aérea e mísseis, com o financiamento vital dos EUA bloqueado pelos republicanos no Congresso durante meses. Além disso, a União Europeia não tem conseguido repor armamentos.

A Rússia aproveitou estes atrasos nas últimas semanas, intensificando os seus ataques a cidades ucranianas. O governo de Vladimir Putin tem alvos como o setor de energia e outras estruturas críticas.

A Rússia invadiu a Ucrânia em Fevereiro de 2022 e lançou milhares de mísseis e drones contra cidades, vilas e aldeias ucranianas em ataques que mataram centenas de civis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.