Descrição de chapéu Família real britânica

Kate Middleton acena para súditos em primeira aparição oficial após anúncio de câncer

Princesa de Gales participou de desfile em homenagem ao aniversário do rei Charles 3º, em Londres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Kate Middleton, a princesa de Gales, 42, fez, neste sábado (15), sua primeira aparição em um evento oficial desde que anunciou seu diagnóstico de câncer, em março.Ela estava no desfile em homenagem ao aniversário do rei Charles 3º, em Londres, e inicialmente foi fotografada no interior de uma carruagem ao lado dos filhos.

Mais tarde, surgiu na varanda do Palácio de Buckingham ao lado de outros membros da família real e acenou para os súditos enquanto conversava animadamente com Charles e a rainha Camilla.

Na sexta-feira, um porta-voz do palácio afirmou que o monarca estava encantado com a possibilidade de a princesa participar das comemorações. Ele, que também trata um câncer, retomou os compromissos públicos em abril.

A imagem mostra a família real britânica reunida na varanda do Palácio de Buckingham. Há três adultos e três crianças. O rei Charles e o príncipe William vestem uniformes militares vermelhos, com uma faixa diagonal azul e medalhas, enquanto a princesa Kate e a rainha Camilla usam vestidos de gala e chapéus claros. Os dois meninos, os príncipes George e Louis, vestem terno preto e gravata azul, e a menina, a princesa Charlotte, usa um vestido azul marinho com detalhes brancos.
Kate Middleton, a princesa de Gales, conversa com o rei Charles 3º e a rainha Camilla na varanda do Palácio de Buckingham durante evento pelo aniversário do monarca; ao lado dela está o príncipe de Gales, William, e à frente, os filhos do casal, príncipe George, príncipe Louis e princesa Charlotte - Hollie Adams/Reuters

Charles completará 76 anos no dia 14 de novembro. A tradição, no entanto, é de que os aniversários dos soberanos britânicos sejam oficialmente celebrados em junho, durante um desfile militar. A cerimônia é realizada desde 1748.

Na véspera, sexta-feira (14), Kate publicou pela primeira vez em meses uma mensagem nas redes sociais oficiais do casal real. Na postagem, agradecia a população britânica pelo carinho e disse estar otimista com os resultados de seu tratamento.

"Estou progredindo mas, como qualquer um que esteja fazendo quimioterapia sabe, há dias bons e dias ruins. Nos dias ruins, você se sente fraco, cansado e tem que deixar o corpo descansar. Mas nos dias bons, quando se sente mais forte, quer aproveitar isso ao máximo", escreveu a esposa do herdeiro do trono, o príncipe William.

Uma mulher e duas crianças, um menino e uma menina, são vistas através da janela de uma carruagem marrom, com detalhes dourados e um brasão; todos são brancos e têm cabelos castanhos; a mulher veste uma roupa branca com detalhes em azul, que remete à roupa de um marinheiro, e as crianças vestem roupas pretas
A princesa Kate e os filhos, príncipe George, princesa Charlotte e príncipe Louis, participam de desfile em homenagem ao aniversário do rei Charles 3º em Londres - Hollie Adams/Reuters

A última vez em que Kate tinha estado presente em uma agenda pública da família real britânica foi em dezembro. Em janeiro, ela se submeteu a uma grande cirurgia abdominal que sua assessoria descreveu como "planejada e bem-sucedida". Em seguida, sumiu dos olhos do público por cerca de dois meses, dando origem a uma série de boatos.

Seu retorno se deu quando ela anunciou, por meio de um vídeo, que estava sendo submetida a quimioterapia preventiva depois de exames realizados após a cirurgia revelarem o câncer.

A princesa começou a trabalhar em casa e talvez compareça a mais eventos ao longo do verão. O Palácio de Kensington enfatizou, porém, que este não é um retorno definitivo, e que os planos podem ser alterados a qualquer momento. A participação em compromissos específicos nos próximos meses não foi anunciada, e não há prazo para a retomada total da agenda pública.

O centro de pesquisas Cancer Research UK agradeceu Kate por compartilhar uma atualização sobre seu tratamento. "Suas palavras significarão muito para outros pacientes com câncer", disse a diretora executiva da instituição, Michelle Mitchell.

O primeiro-ministro, Rishi Sunak, disse que a declaração da princesa traria "esperança e inspiração" às pessoas que convivem com o câncer e suas famílias.

Apesar de algumas manifestações antimonárquicas, o público manifestou solidariedade a Kate durante o desfile. "Fiquei muito feliz ao ouvir a notícia [de que ela compareceria ao desfile]. É nossa futura rainha, é muito importante", disse a professora Angela Perry.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.