'Minha intenção é ganhar essa nomeação', diz Kamala Harris

Vice-presidente diz que vai fazer tudo ao seu alcance para unir o Partido Democrata

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Grand Rapids (Michigan)

A vice-presidente Kamala Harris declarou sua intenção de substituir Joe Biden como candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata, após o octogenário declarar sua saída da corrida neste domingo (21).

"Com este ato altruísta e patriótico, o presidente Biden está fazendo o que ele tem feito ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e nosso país acima de tudo", disse. "Eu estou honrada em ter o endosso do presidente e minha intenção é merecer e ganhar essa nomeação."

A vice-presidente Kamala Harris - Evelyn Hockstein/REUTERS

Além de Biden, os Clintons e outras lideranças do partido, como a bancada negra e nomes da ala mais à esquerda do partido, já a endossaram. Entre os governadores cotados para substituir o presidente, Josh Shapiro, da Pensilvânia, e Gavin Newsom, da Califórnia, também declararam apoio a Kamala. Roy Cooper, que comanda a Carolina do Norte, um estado-pêndulo, endossou a vice.

Por outro lado, outros nomes se limitaram a elogiar Biden e defender um processo de substituição transparente —caso do ex-presidente Barack Obama.

Até agora, porém, nenhum outro nome veio a público lançar-se como opção além de Kamala. A convenção do partido acontece em quatro semanas em Chicago.

"Ao longo do último ano, eu viajei pelo país, conversando com americanos sobre a escolha clara nesta eleição importante. E isso é o que eu vou continuar a fazer nos dias e semanas a frente. Eu vou fazer tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata —e a nossa nação— para derrotar Donald Trump e sua agenda extremista Projeto 2025", disse.

A campanha de Biden já ajustou o registro na Comissão Federal Eleitoral, órgão que supervisiona a corrida nos EUA, para colocar Kamala no candidata à Presidência. Isso não significa que ela é o nome do partido em definitivo, o que ainda depende de sua nomeação oficial, mas sim que, caso sua indicação seja confirmada, ela deve herdar os US$ 96 milhões que o presidente tinha em caixa no final de junho.

O acesso a esses recursos é uma das vantagens da indicação de Kamala em comparação com outros democratas. Diante da falta de precedentes do cenário atual, não está claro se outros candidatos poderiam herdar os recursos já arrecadados por Biden. A situação é um pouco mais simples no caso da vice, cujo nome já estava inscrito na chapa do presidente em registros oficiais.

Kamala também deve herdar toda a estrutura de campanha de Biden —os escritórios espelhados pelos estados e seus funcionários.

"Ela [Kamala] não é muito querida, mas ela subiu nas pesquisas à medida que se tornou mais provável que pudesse ser candidata", afirmou o cientista político Gary Jacobson em entrevista à Folha prévia ao anúncio da saída de Biden.

"Mas os democratas certamente têm que nomeá-la, porque não fazer isso alienaria uma boa parte de sua base entre os grupos minoritários". afirmou, referindo-se ao eleitorado negro e feminino.


Leia a declaração de Kamala Harris na íntegra

Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua liderança extraordinária como Presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. Seu notável legado de realizações é incomparável na história moderna americana, superando o legado de muitos Presidentes que cumpriram dois mandatos.

É uma honra profunda servir como sua Vice-Presidente, e sou profundamente grata ao Presidente, à Dra. Biden e a toda a família Biden. Conheci o Presidente Biden pela primeira vez através de seu filho Beau. Fomos amigos desde nossos dias trabalhando juntos como Procuradores-Gerais de nossos estados de origem. Enquanto trabalhávamos juntos, Beau me contava histórias sobre seu pai. O tipo de pai — e o tipo de homem — que ele era. E as qualidades que Beau reverenciava em seu pai são as mesmas qualidades, os mesmos valores que tenho visto todos os dias na liderança de Joe como Presidente: sua honestidade e integridade. Seu grande coração e compromisso com sua fé e sua família. E seu amor por nosso país e pelo povo americano.

Com este ato altruísta e patriótico, o Presidente Biden está fazendo o que ele tem feito ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e nosso país acima de tudo.

Estou honrada em ter o endosso do Presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação. No último ano, viajei pelo país, conversando com os americanos sobre a escolha clara nesta eleição momentosa. E isso é o que continuarei a fazer nos dias e semanas à frente. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema do Projeto 2025.

Temos 107 dias até o Dia da Eleição. Juntos, lutaremos. E juntos, venceremos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.