Descrição de chapéu África

Tempestade de poeira atinge região de Dongola, no Sudão

Conhecido como "haboob", evento costuma ocorrer em áreas secas e com baixa umidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma tempestade de poeira conhecida como "haboob" cobriu uma região arborizada da cidade de Dongola, no norte do Sudão, na África, na sexta-feira (30).

Como a Folha mostrou em 2021, o fenômeno costuma ocorrer em áreas secas e com baixa umidade, podendo ser formado a partir de uma tempestade comum de chuva e vento —quando o ar frio desce ao solo e gera rajadas de vento em alta velocidade, o que arrasta a poeira do chão.

A imagem mostra uma vasta plantação de palmeiras em um campo verde, com uma grande nuvem de poeira se aproximando ao fundo, indicando uma tempestade de areia. O céu está nublado.
Uma nuvem de poeira gigante conhecida como "haboob" avança sobre palmeiras em Dongola, no Sudão - 30.ago.24/AFP

As nuvens de poeira provocadas por esta tempestade podem ter milhares de metros de altura e quilômetros de largura. De acordo com a Enciclopédia Britannica, o "haboob" é um evento comum no Saara e no Sudão.

Há três anos, a nuvem de poeira e a forte ventania provocadas pelo fenômeno atingiram cidades do interior de São Paulo, como Franca, Ribeirão Preto, Orlândia, Dumont e Jardinópolis. Na época, moradores da região relataram dificuldade para respirar, além de falta de energia e queda de internet nos bairros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.