Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2011 - 13h23

Jornalista brasileiro deixa a Líbia e segue para a França, diz jornal

Publicidade

DE SÃO PAULO

O repórter Andrei Netto, correspondente de "O Estado de S. Paulo", deixou a Líbia na manhã desta sexta-feira e seguiu para Dubai, de onde partirá para Paris, onde vive, segundo o jornal. Netto foi libertado na quinta-feira no país do Norte da África, onde estava cobrindo os conflitos entre forças leais ao ditador Muammar Gaddafi e rebeldes opositores.

O jornal havia perdido contato com o repórter há uma semana, que estava no oeste do país cobrindo os conflitos. O "Estado" informou que, até domingo, recebia informações indiretas de que o repórter estava bem, escondido na região de Zawiya, sem poder se comunicar com o jornal por razões de segurança.

O Estado de S.Paulo
O jornalista Andrei Netto, que foi libertado nesta quinta-feira na Líbia
O jornalista Andrei Netto, que foi libertado nesta quinta-feira na Líbia

Na quarta-feira (9), o "Estado" recebeu indicações de que Netto tinha sido preso por tropas do governo perto de Zawiya.

Netto viajava com Abdul-Ahad, repórter de cidadania iraquiana do "Guardian", que na quinta-feira afirmou, em sua página na internet, que recebeu informações de autoridades líbias de que ele está sob custódia.

O repórter --que trabalha no jornal britânico desde 2004 e já foi enviado ao Iraque e ao Afeganistão-- não entra em contato com o jornal desde domingo.

Os dois jornalistas estavam nos arredores de Zawiyah, uma cidade controlada por rebeldes a aproximadamente 50 quilômetros a oeste da capital Trípoli e local de violentos confrontos nos últimos dias entre insurgentes e forças leais a Muammar Gaddafi.

"O Guardian está em contato com autoridades do governo líbio em Trípoli e em Londres e pediu a eles que preste urgentemente toda a assistência na busca de Abdul-Ahad e determine se ele está detido pelas autoridades", disse o jornal.

Na quarta-feira, a BBC disse que uma de suas equipes foi detida pelas forças de segurança da Líbia, agredida e sujeita a uma falsa execução depois que seus membros foram detidos em um posto de controle no caminho à Zawiya.

Os três integrantes da equipe foram acusados de espionagem e suas vidas foram ameaçadas durante 21 horas enquanto eram mantidos por soldados e a polícia secreta leais ao líder líbio, segundo o jornal.

O governo líbio tem restringido o deslocamento de jornalistas estrangeiros em Trípoli e determinou que devem viajar acompanhados por autoridades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página