Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2011 - 15h03

Afeganistão convoca assembleia para negociar paz com talebans

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CABUL

O presidente afegão, Hamid Karzai, anunciou nesta segunda-feira que convocará uma "jirga" --assembleia tradicional-- para decidir sobre uma nova estratégia de negociação de paz com os talebans.

Os esforços para tentar levar insurgentes islamitas à mesa de negociações foram suspensos por Karzai após o assassinato do principal negociador, o ex-presidente Burhanuddin Rabbani, no dia 13 de setembro.

Ele foi morto por um terrorista suicida que se fez passar por um emissário que levava uma mensagem de dois talebans.

"Em uma Loya Jirga [grande assembleia] que deve ocorrer em breve, consultaremos os representantes do Afeganistão [sobre a situação] e agiremos de acordo com seus desejos", declarou o chefe de Estado em um discurso transmitido pela televisão.

No domingo, seu porta-voz, Siamak Herawi, havia anunciado que Karzai revisaria sua estratégia de negociação com os talebans, suspensa devido ao assassinato recente de Burhanuddin Rabbani. "Todas as negociações de paz com os talebans estão suspensas, o presidente revisará a estratégia de paz e de reconciliação", declarou Herawi.

Karzai, incentivado pela comunidade internacional, tenta há vários anos convencer os insurgentes islamitas a negociar, oferecendo a eles responsabilidades governamentais caso deponham as armas.

Mas os líderes talebans, cuja guerrilha avança desde 2007, nunca responderam favoravelmente, com exceção de alguns contatos preliminares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página