Descrição de chapéu Datafolha

Práticas sustentáveis ganham espaço em hospitais após pandemia

Vencedor da pesquisa Datafolha, Einstein criou comitê de ESG e tem metas de zerar emissão de carbono

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para o setor de hospitais, o ano de 2022 foi marcado pela retomada efetiva da realização de procedimentos eletivos e de rotina, em níveis similares aos do período pré-pandemia. Com isso, outras questões passaram a ganhar atenção dos gestores, como as políticas de ESG —ambientais, sociais e de governança. De acordo com a Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), a tendência é de continuidade desses investimentos em 2023.

"Os hospitais, pela própria natureza deles, são, e tem que ser, extremamente atentos em matéria de ESG. Desde o cuidado com o lixo hospitalar, a preocupação com o ambiente interno e com a de diversidade. Os hospitais têm uma obrigação de ser vanguarda em todas as áreas do ESG", afirma Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp.

A foto mostra áreas externas e internas do Hospital Israelita Albert Einsten. o espaço é coberto por um telhado de vidro, em uma área central há diversas árvores e bancos, as paredes ao redor são brancas
O Hospital Israelita Albert Einsten, escolhido como melhor hospital por 24% dos paulistanos ouvidos pelo Datafolha, criou um comitê dedicado ao ESG e busca zerar emissões de carbono até 2050 - Keiny Andrade/Folhapress

Em levantamento realizado pela Anahp, entre os 127 hospitais associados, foram identificados 193 projetos voltados para ESG, com investimento de R$ 119,6 milhões. Entre os resultados obtidos se destacam a economia de 486 milhões de litros de água por mês e o encaminhamento de 141 toneladas de resíduos orgânicos para compostagem.

Segundo Britto, mesmo com a dificuldade de mensurar financeiramente todo o impacto dessas ações, muitas instituições têm buscado se destacar nesse tipo de prática. É o caso do Hospital Israelita Albert Einstein, que foi citado por 24% dos paulistanos na pesquisa Datafolha e venceu a categoria de melhor hospital da cidade de São Paulo.

Em avaliação recente da S&P Global Ratings sobre ESG, o Hospital Albert Einstein recebeu uma nota 76, de um total de 100, sendo um dos melhores entre as instituições de saúde avaliadas. O grupo tem planos de reduzir 50% das emissões de carbono até 2030, e zerar as emissões até 2050, seguindo a campanha Race to Zero, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, diz que foi criado um comitê estratégico voltado exclusivamente para o ESG, com o objetivo de contemplar no modelo de governança os desafios dessa área.

"É um modo de dar relevância para questões sociais, ambientais e para um modelo de governança que precisa ter respaldo em aspectos transparentes e éticos, porque é isso que a gente deve à população" afirma Klajner.

O reconhecimento do Einstein se sustenta em outras vertentes, como a manutenção dos exames domiciliares em grande escala, a ampliação de mais 50 leitos em 2022 e os investimentos em pesquisa. O setor de ensino também cresceu, com novos cursos de graduação e a inauguração de um centro de pesquisa e ensino.

"Quando a gente procura iniciativas inovadoras para melhorar a saúde da população, quando trazemos políticas de qualidade que antes não incluíam e que agora passam a incluir a saúde do colaborador e a equidade na saúde, o resultado é o reconhecimento", diz o presidente da instituição.


ALBERT EINSTEIN

24% das menções

Fundação 1971

Unidades 2 hospitais: São Paulo e Goiânia

Funcionários 18.263

Faturamento (2022) não divulga

Crescimento (2022) não divulga

O Einsten tem procurado exercer a sua missão, que inclui justiça social e preocupação com fatores ambientais. Quando a gente procura iniciativas inovadoras para melhorar a saúde da população, quando trazemos políticas de qualidade que antes não incluíam e que agora passam a incluir a saúde do colaborador e a equidade na saúde, o resultado é o reconhecimento.

Sidney Klajner

presidente da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.