Descrição de chapéu Datafolha Selic juros

Redes investem em comunicação e renovação de concessionárias para impulsionar varejo

Chevrolet/GM, Honda e Volkswagen dividem preferência dos paulistanos e lideram a categoria, segundo Datafolha

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São Paulo

Cerca de 346 mil automóveis foram vendidos no primeiro trimestre deste ano, volume 15,1% maior em comparação com o mesmo período de 2022, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). O número ainda se mantém, no entanto, abaixo do nível pré-pandemia, de janeiro a março de 2019, quando as vendas chegaram a 497 mil unidades.

Um dos fatores que ajuda a explicar a baixa demanda é a alta da taxa Selic, de 13,75% desde agosto do ano passado —com juros elevados, é mais difícil obter crédito para financiamento. A taxa básica era de 6,5% no primeiro trimestre de 2019, e ultrapassou 10% a partir de fevereiro de 2022, segundo o Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Carro preto na Concessionária Carrera Freguesia, da rede Chevrolet, na zona norte da capital
Concessionária Carrera Freguesia, da rede Chevrolet, na zona norte da capital - Keiny Andrade/Folhapress

"A fotografia do momento seria pior se não fossem as vendas para locadoras em março, 28% do total. Essas empresas ainda têm demanda reprimida, mas isso não vai nos sustentar por tanto tempo se não houver uma reação mais forte no varejo, e isso depende de melhorias nas condições de financiamento e de outras medidas para reaquecer o mercado", disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, em nota de divulgação do relatório de abril.

Três marcas dividem a liderança na categoria rede de concessionárias nesta edição da premiação O Melhor de São Paulo: Chevrolet/GM, mencionada por 9% dos entrevistados pelo Datafolha, além de Honda e Volkswagen, ambas citadas por 8% dos paulistanos.

A Chevrolet/GM vendeu 291 mil veículos em 2022, somando comerciais leves e carros de passeio, um resultado puxado pelos lançamentos Onix e Tracker, diz Rafael Santos, diretor de vendas da GM América do Sul. Para atrair clientes do varejo, a montadora oferece um plano de financiamento com entrada reduzida, parcelas fixas e uma mensalidade final.

A Chevrolet foi uma das patrocinadoras do Big Brother Brasil 23 —na terça-feira (25), além do prêmio de R$ 2,88 milhões, a médica Amanda Meirelles faturou uma picape Silverado, modelo que deve ser lançado apenas no segundo semestre do ano. Antes, em outras duas dinâmicas do reality, a vencedora ganhou também a picape S10 Midnight e o utilitário esportivo Equinox RS.

O patrocínio aumentou a visibilidade da montadora e dos produtos, diz Santos, e permitiu mais interações com possíveis clientes nas redes. "Foi uma oportunidade de manter a marca conectada aos assuntos do momento —prova disso é que marcamos presença nos trending topics do Twitter após as nossas ativações no BBB."

Para impulsionar o varejo, a Honda também divulga nas redes suas novidades, como o utilitário esportivo New HR-V (2022) e o Civic Híbrido (janeiro de 2023), afirma Diego Fernandes, diretor comercial da Honda Automóveis do Brasil. "Buscamos diversificar investimentos em mídia offline e online, eventos e ações com a rede de concessionárias."

Com cerca de 200 lojas no país, a expectativa da montadora para 2023 é obter crescimento gradual no volume de vendas, considerando cenários econômicos positivos, diz Fernandes. Segundo a Anfavea, a empresa comercializou 14,2 mil automóveis no primeiro trimestre deste ano, ante 13,5 mil (4,9%) no mesmo período de 2022.

A Volkswagen concentra sua estratégia na experiência do consumidor, diz Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da montadora do Brasil. "Não éramos uma marca bem posicionada no Reclame Aqui e hoje estamos classificados como ‘ótimos’ em satisfação do cliente."

O desempenho é atribuído à melhoria do atendimento e das ferramentas de venda, além da revitalização de concessionárias. Para trazer conforto aos clientes, itens como iluminação e cores foram revistos, e espaços com wi-fi e coworking foram criados para tornar a espera por serviços mais acolhedora.

"Temos carros tecnológicos, produtos fantásticos e reconhecidos com liderança de mercado, mas a experiência nos pontos de venda estava descolada do que oferecemos", diz Corassa.

A Volkswagen realiza campanhas e eventos nas lojas para impulsionar os lançamentos —durante uma ação realizada em setembro, 7.000 unidades do Polo foram comercializadas em duas horas, destaca Corassa. No primeiro trimestre de 2023, as vendas de automóveis da montadora cresceram 47,3% em relação aos mesmos meses de 2022 (50,6 mil unidades ante 34,4 mil), segundo a Anfavea.


CHEVROLET/GM
9% das menções
Fundação
1925 (GM no Brasil)
Unidades
560 pontos de venda e 5 fábricas
Funcionários
17,5 mil na América do Sul
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

A Chevrolet é muito querida pelos brasileiros, porque é sinônimo de confiança, seriedade, e produtos de ótima qualidade e com bom valor de revenda. Esse conjunto faz com que a marca seja uma das mais vendidas e lembradas no Brasil

Rafael Santos

diretor de vendas da GM América do Sul


HONDA
8%
das menções
Fundação
Início das importações de automóveis para o Brasil em 1992 e início da produção nacional em 1997
Unidades
2 fábricas, em Sumaré e Itirapina (ambas em SP)
Funcionários
2.200
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

Obter este reconhecimento por dois anos seguidos demonstra a perenidade das ações realizadas pela Honda e sua rede de concessionárias em prol da excelência de atendimento ao cliente e da qualidade dos serviços e produtos oferecidos

Diego Fernandes

diretor comercial da Honda Automóveis do Brasil


VOLKSWAGEN
8%
das menções
Fundação
1953
Unidades
4 fábricas em SP (São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos) e no PR (São José dos Pinhais) e um centro de peças e acessórios em Vinhedo (SP)
Funcionários
12,9 mil em todas as unidades da Volkswagen do Brasil
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

A Volkswagen pauta todas as suas estratégias nos clientes. Trabalhamos na evolução dos processos de atendimento nas concessionárias e eles estão mais ágeis, mais dinâmicos, menos burocráticos e mais digitais para que a experiência seja bem prazerosa

Roger Corassa

vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil

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