Descrição de chapéu Café da Manhã

Café da Manhã de 1º de abril tem coletânea de declarações de Bolsonaro; ouça

Jornalistas indicam o que há de impreciso ou falso em falas do presidente relacionadas à pandemia

São Paulo

Na pandemia do novo coronavírus, um dos acontecimentos mais graves que o mundo enfrenta em muito tempo, informações falsas ou distorcidas representam um perigo que se soma ao do vírus.

É dever da imprensa apurar se essas informações procedem, estejam elas em correntes que circulam nas redes sociais ou em discursos de governantes.

O presidente Jair Bolsonaro tem acumulado declarações públicas que, por vezes, simplesmente não condizem com a verdade. Em novembro, um levantamento mostrou que Bolsonaro dá ao menos uma declaração falsa ou imprecisa a cada quatro dias. Os dados estão reunidos no Bolsonômetro, ferramenta que reúne afirmações checadas e contextualizadas pela Folha desde o início do mandato.

O Café da Manhã deste 1º de abril reúne falas do presidente sobre a pandemia e jornalistas da Folha indicam o que há de falso, equivocado, distorcido ou impreciso nelas. Participam do episódio a editora de Saúde e Ciência, Mariana Versolato, e os repórteres e colunistas Cláudia Collucci e Marcelo Leite.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Renan Sukevicius.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.