Descrição de chapéu Café da Manhã

Como funciona uma escola que inclui alunos com deficiência; ouça podcast

Experiências de professores e estudantes contradizem fala do ministro da Educação, que criticou 'inclusivismo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O debate sobre a inclusão de alunos com deficiência em classes regulares ganhou força após a declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, de que algumas crianças com deficiência “atrapalhavam entre aspas” o aprendizado de outros alunos na mesma sala de aula.

Defensor de classes especiais para crianças com deficiência mais grave, ele afirmou que elas não aprendem nas salas comuns.

A repórter da Folha Angela Pinho esteve na escola municipal Irineu Marinho, na região do Ipiranga (zona sul de São Paulo). A experiência mostrou que a inclusão é possível, desde que haja estrutura e profissionais capacitados. Na Emef Irineu Marinho, aliás, as declarações do ministro causaram indignação.

No episódio desta segunda-feira (30) do podcast Café da Manhã, a repórter conta o que ouviu de estudantes e professores e descreve o funcionamento de uma escola que reúne alunos com e sem deficiência.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.