Como a falta de água no Pantanal pode acelerar extinção de cervo; ouça podcast

Habitat procura animal que precisa de áreas úmidas para viver em bioma que enfrenta terceiro ano de estiagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Corumbá (MS)

No episódio desta sexta-feira (1), o Habitat sai em busca do cervo-do-Pantanal, uma espécie sob risco de extinção que vive em áreas úmidas do bioma —e é ameaçado pelo terceiro ano consecutivo de seca na maior planície alagável do mundo.

O guia da expedição é o veterinário e pesquisador da Embrapa Pantanal Walfrido Tomas, que monitora a população do cervo desde a década de 1990 e assiste à diminuição do número de animais desde então.

O bicho é um dos muitos afetados pela crise climática, que impacta especialmente o Brasil, como explica Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas.

No sexto episódio da série em áudio, o Habitat explica como as mudanças climáticas ameaçam a biodiversidade e mostra que a seca do Pantanal pode ser uma prévia do futuro em um planeta mais quente.

Apresentado pelas repórteres Jéssica Maes e Natália Silva, o novo podcast de ciência da Folha relata expedições pelo Brasil atrás de espécies ameaçadas de extinção —e investiga o papel do ser humano no desaparecimento em massa de animais e plantas.

A série em áudio tem episódios novos às sextas-feiras, às 8h. Em um especial sobre o programa no site da Folha, estão disponíveis diários de bordo das expedições, fotos dos bastidores de produção, infográficos e transcrições dos episódios.

O podcast foi produzido com o apoio do Instituto Serrapilheira.

HABITAT

  • Quando todas as sextas, 8h
  • Onde nas principais plataformas de streaming e em folha.com/habitat
ilustração de uma pegada preta em fundo laranja claro
Capa do podcast Habitat - Luciano Veronezi
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.