Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Como Bolsonaro avança agenda autoritária sem passar pelo Congresso; ouça podcast

Pesquisadores da FGV analisam ações do presidente em estudo que é tema de série de reportagens na Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde o começo do governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) usou mecanismos como decretos e medidas provisórias para tomar decisões que podem sofrer resistência. É uma maneira de driblar o Congresso e exercer o poder sem precisar de negociações.

Esse movimento foi analisado por pesquisadores da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que defendem que ele faz parte de uma estratégia autoritária de Bolsonaro. Ana Laura Barbosa, Rubens Glezer e Oscar Vilhena Vieira chamam esse pacote de "infralegalismo autoritário" –ou seja, medidas que não são discutidas com outros Poderes ou com a sociedade para serem implementadas. O estudo é tema de uma série de reportagens publicadas na Folha.

O Café da Manhã desta quinta-feira (13) conversa com Oscar Vilhena Vieira, que é professor de direito constitucional da FGV-SP e colunista da Folha. Ele analisa o que há de autoritário na estratégia de Bolsonaro, os impactos dessas medidas e como os outros Poderes têm reagido.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.