Descrição de chapéu Folha na Sala

Como o Brasil planeja recuperar a alfabetização após a pandemia; ouça podcast

Projeto criado por professora da zona leste de SP e replicado por todo o estado é um dos apresentados no Folha na Sala

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após quase dois anos de ensino remoto, professores e gestores correm atrás das perdas de aprendizado que crianças e jovens tiveram no período. Uma das fases mais preocupantes é a das crianças em processo de alfabetização.

Estudo do Todos pela Educação feito com dados do IBGE mostrou que 40,8% das crianças de 7 e 8 anos não sabiam ler nem escrever em 2021.

Outra pesquisa, da Fundação Lemann com o Instituto Natura e a Associação Bem Comum, avaliou a fluência leitora de 250 mil alunos de 10 estados e concluiu que 73% das crianças não conseguiam ler ou liam no máximo nove palavras em um minuto.

O episódio desta semana do Folha na Sala, o podcast de educação da Folha, debate quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores em sala e como as redes estão se organizando para combater o analfabetismo dentro da escola.

Na pequena Itaoca (SP), no Alto Vale do Ribeira, uma experiência tenta casar atividades em oficinas fora das salas de aula com a formação de professores, que têm mais tempo para avaliar e repensar seus planos de aula. O município quer alfabetizar todas as crianças do ensino fundamental 1 até junho.

Em São Paulo, conhecemos a escola estadual A Hebraica, no Parque Savoy City, zona leste de São Paulo, que há mais de 20 anos criou um método de reforço de aprendizagem que agora foi replicado por toda a rede estadual.

E em Timon (MA), o secretário municipal de educação Samuel Rodrigues fala da importância da avaliação constante, que tem melhorado, pouco a pouco, o nível de aprendizado das suas escolas.

Aluna do 1º Ano do ensino fundamental usa caderno de português - Diego Padgurschi/Folhapress

Os especialistas Tiago Bartholo, da UFRJ; Inês Kisil, do Instituto Ayrton Senna e Veveu Arruda, da Associação Bem Comum, debatem soluções e práticas que podem ajudar a conter os danos da pandemia e a urgência de se criar um plano.

Na sua quinta temporada, o Folha na Sala debate, em nove episódios semanais, quais são os desafios da educação e da escola pública em 2022, na retomada das aulas presenciais após dois anos de abre e fecha devido à pandemia de coronavírus.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação foi de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Luan Alencar.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o link https://omny.fm/shows/folha-na-sala/playlists/podcast.rss

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.