Descrição de chapéu Rádio folhinha

Podcast Rádio Folhinha ajuda a lidar com conversas sobre guerra e violência

Série da Folha apresenta termos comuns entre adultos com linguagem leve e acessível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No mundo ideal, nenhuma criança deveria ter que entender por que existem guerra e violência por aí. Mas as duas coisas acontecem o tempo inteiro, na nossa frente, nem que seja pela tela da TV. Então, melhor saber um pouco mais sobre elas neste episódio da Rádio Folhinha, que tem a participação do professor de relações internacionais Eduardo Mello.

Ouça aqui o programa

"Hoje nós temos muito menos guerras do que em qualquer outro momento da história humana. Nunca teve um número tão pequeno de pessoas morrendo em guerras entre países. Isso tem a ver com uma série de ferramentas que nós criamos para tentar tornar mais fácil que os países resolvam conflitos pacificamente", ele afirma no episódio.

O podcast Rádio Folhinha, que está no ar desde 1º de julho, ajuda a explicar para as crianças termos que aparecem com frequência nas conversas dos adultos e no noticiário.

A temporada tem sete episódios e também apresenta para os pequenos o feminismo, a conquista do espaço, o corpo humano, a democracia, a crise do clima e o luto.

Com um convidado especializado em cada assunto, a repórter Teté Ribeiro envolve o ouvinte nos temas propostos, dos mais leves e que despertam curiosidade natural das crianças até os mais densos.

"Dá para falar de qualquer assunto com criança, desde que a linguagem seja acessível e que você não a aborreça", diz a repórter, que fez pesquisa, entrevista, roteiro e narração dos sete episódios. A edição de som, pensada para atiçar a curiosidade do público infantil, é de Raphael Concli.

Todos os episódios estão disponíveis ​de graça nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer.

A Rádio Folhinha integra o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts da Folha, que reúne produtos como o Café da Manhã, podcast diário de notícias em parceria com Spotify; o investigativo A Mulher da Casa Abandonada; Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção; e Boletim Folha, com o resumo das notícias em duas edições diárias. A lista tem hoje mais de 20 programas.

Capa da Rádio Folhinha - uma menina ruiva com vestido azul e usando um fone de ouvido se balança em imagem com fundo rosa
A Rádio Folhinha tem sete episódios já disponíveis nos principais tocadores de podcast - Catarina Pignato
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.