Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: por que candidaturas coletivas dispararam e mudaram de perfil ideológico

Mandatos coletivos nas urnas saltam de 12 para 220 entre 2018 e 2022; direita também aposta no formato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um levantamento feito pela Folha mostrou que o número de mandatos coletivos explodiu da edição de 2018 para a de 2022: se naquele ano 12 candidaturas desse tipo foram registradas, agora, 220 coletivos pleiteiam as vagas eletivas.

Ouça o episódio do Café da Manhã:

Nessa modalidade, que ainda não é oficialmente reconhecida pela Justiça Eleitoral, um coletivo de pessoas concorre a uma mesma vaga no Legislativo —e se compromete a tomar as decisões do mandato em conjunto. Mas, como a possibilidade ainda não está prevista na legislação, só uma pessoa aparece na urna e pode votar em plenário.

No episódio desta segunda-feira (12), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha Tayguara Ribeiro, que escreveu uma reportagem sobre os mandatos coletivos, e com o professor de Administração Pública da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) Leonardo Leal sobre as mudanças de perfil ideológico dessas candidaturas, vantagens e dificuldades do modelo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.