Podcast: os impactos da morte de Elizabeth 2ª para o Reino Unido

Rainha mais longeva da história do país ficou 70 anos no poder; Charles, filho dela, assume a coroa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta (8), aos 96 anos, depois do mais longo reinado na história britânica. Ela nasceu em 1926 e ascendeu ao trono em 1952, em um reinado que foi da Guerra Fria até a pandemia da Covid-19. A rainha morreu no castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava o verão.

Elizabeth é sucedida pelo filho mais velho, Charles 3º, que não tem a mesma popularidade da mãe. Ele assume a coroa em um período conturbado para o Reino Unido, que enfrenta uma crise energética causada pela guerra na Ucrânia, uma taxa de inflação crescente e que passou, nesta semana, por uma troca de primeiro-ministro.

No episódio desta sexta (9), o Café da Manhã traz o relato da colunista da Folha Marina Izidro, que, de Londres, relata a reação dos britânicos à morte da monarca. O podcast conversa ainda com o professor de política internacional da UFMG e pesquisador-visitante na Universidade de Oxford Dawisson Belém Lopes sobre o que mudou na monarquia britânica desde a ascensão de Elizabeth 2ª e como deve ser o reinado de Charles 3º.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.