Na reta final das eleições, as campanhas do ex-presidente Lula (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) se preocupam com o impacto que a taxa de abstenção pode ter no resultado.
O primeiro turno registrou a maior taxa de abstenção desde 1998, acima de 20%. Os índices de comparecimento costumam ser menores entre eleitores de baixa escolaridade e baixa renda —dois grupos entre os quais Lula lidera com ampla vantagem.
A questão do comparecimento às urnas está no radar das autoridades. O Supremo Tribunal Federal liberou prefeituras e concessionárias a oferecerem transporte de graça no dia da eleição, numa tentativa de reduzir a abstenção. Isso pode fazer diferença em cidades populosas como São Paulo, que decidiu autorizar o passe livre no dia da votação.
No episódio desta quinta-feira (27), o Café da Manhã conversa com o presidente do Instituto Ideia, Maurício Moura. Ele analisa como a abstenção pode determinar quem vai sair vitorioso no próximo domingo, os motivos que levam eleitores a não votar e como as campanhas têm lidado com essa questão.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.
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