Descrição de chapéu Café da Manhã Gal Costa

Podcast: o canto de Gal Costa e o impacto da artista na música brasileira

Cantora que foi uma das vozes mais importantes do país morreu aos 77 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu na manhã desta quarta-feira (9), aos 77 anos. Nascida em 1945 em Salvador, Gal revolucionou a voz e os costumes na música brasileira desde que surgiu na cena nacional, nos anos 60, influenciada a princípio por João Gilberto e pela Bossa Nova.

Nessa época, foi apresentada a Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé, se aproximando deles e participando do álbum "Tropicália ou Panis et Circencis" (1968), a pedra fundamental do movimento tropicalista. Construiu uma longa carreira de sucesso no Brasil e no mundo e, mesmo depois de décadas, continuava em plena atividade —investindo em parcerias com jovens artistas nos últimos anos.

No episódio desta quinta-feira (10), o Café da Manhã conversa com o jornalista e crítico musical Leonardo Lichote para relembrar a trajetória de Gal Costa, sua importância na música brasileira e discutir o impacto da obra dela na cultura nacional.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.