Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: por que Ozempic virou febre para emagrecer e os riscos do uso desregulado

Popularidade de medicamento, originalmente desenvolvido para tratar diabetes, chama a atenção para automedicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A semaglutida já foi usada pelo bilionário Elon Musk –segundo ele próprio–, virou tema nas redes sociais da cantora Jojo Todynho, foi alvo de piada na última cerimônia do Oscar. A substância é o princípio ativo de medicamentos como o Ozempic, usado para tratar diabetes tipo 2 e que começou a se popularizar entre quem quer perder peso.

A semaglutida imita um hormônio produzido pelo corpo e passa ao cérebro a sensação de saciedade, por isso tem ação emagrecedora –ela também é o princípio do Wegovy, este sim indicado para a obesidade e recém-liberado pela Anvisa no Brasil.

No Brasil, a compra do Ozempic pode ser feita sem receita. Na esteira da febre estimulada por celebridades e pelas redes sociais, vem uma série de alertas, principalmente em relação à automedicação e ao uso desregulado. Outro problema é a escassez do medicamento, o que atinge quem de fato faz tratamentos para diabetes.

No Café da Manhã desta sexta (24), a editora de Equilíbrio da Folha, Victoria Damasceno, conta como as redes sociais ajudaram a firmar a moda do Ozempic e explica os riscos do uso desregulado do remédio. O podcast também debate o peso da obsessão estética da sociedade nesse fenômeno.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.