Podcast debate as pressões sobre a taxa de juros no Brasil

Copom se reúne nesta quarta em meio a críticas do governo, adiamento de regra fiscal e crise bancária global

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A reunião desta quarta-feira (22) do Comitê de Política Monetária do Banco Central é cercada de grande expectativa, em meio à pressão crescente do governo para que a taxa básica de juros baixe do patamar de 13,75%.

Desde o começo do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que, nesse nível, o indicador atrapalha os investimentos que ajudariam na retomada da economia. Nesta semana, às vésperas da decisão do Copom, um evento no BNDES virou uma central de recados, com economistas, políticos e empresários se revezando na ofensiva.

Apesar da pressão política, a expectativa dos analistas é que o BC mantenha a Selic no patamar em que está desde agosto passado –e, no máximo, mude de tom no comunicado que indica as perspectivas para as próximas reuniões.

O contexto da definição envolve uma crise bancária no exterior, a pressão sobre a inflação aqui dentro e o fato de o governo ainda não ter divulgado a proposta de uma nova regra fiscal; Lula disse que vai entregar o projeto depois de uma viagem à China na próxima semana.

No Café da Manhã desta quarta, Bernardo Guimarães, professor da FGV e colunista da Folha, explica as expectativas do mercado e a pressão do governo, discute o peso da taxa básica de juros e analisa as perspectivas econômicas para o país.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.