Podcast: a ofensiva de projetos antitrans na política brasileira

Levantamento da Folha mostra que pelo menos 69 textos do tipo foram apresentados desde o começo do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O discurso transfóbico do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no Congresso, no último dia 8, acontece no mesmo momento em que a Câmara tem, pela primeira vez, duas deputadas trans, Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). A ofensiva contra essa população, no entanto, não se restringe a falas como a do parlamentar bolsonarista no Dia Internacional da Mulher.

Um levantamento da Folha mostra que pelo menos 69 projetos de lei antitrans foram apresentados desde o começo deste ano em nível federal, estadual e municipal.

A maioria deles busca o veto ao uso de linguagem neutra no ensino e na administração pública. Outros pretendem barrar pessoas de competições esportivas, ou vetar a instalação de banheiros unissex ou multigênero em estabelecimentos públicos e privados. Ativistas temem que mais textos desse tipo sejam apresentados após a fala de Nikolas Ferreira.

O episódio desta terça-feira (21) do Café da Manhã discute essa ofensiva na política. A repórter Dani Avelar, que fez o levantamento, fala sobre os projetos de lei que identificou, e Bruna Benevides, secretária de articulação política da Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), analisa avanços e retrocessos nos direitos de pessoas trans.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer, Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.