Podcast analisa primeira pesquisa Datafolha sobre o governo Lula

Levantamento indica avaliação do presidente, perspectivas para a economia e futuro de Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palácio do Planalto recebeu bem os resultados da primeira pesquisa Datafolha de avaliação da Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgados no último fim de semana. Com três meses de mandato, o petista tem 38% de aprovação —30% consideram a gestão regular e 29% a rejeitam.

Como a Folha mostrou, a partir de agora o foco do governo será tentar melhorar a imagem entre a fatia intermediária, apostando em medidas como a elevação do salário mínimo, a proposta de ampliar a isenção do Imposto de Renda e a consolidação de programas sociais retomados nesses quase cem dias.

A economia deve ser um dos pontos de atenção, depois de os números apontarem um aumento no pessimismo com a situação do país —embora a maior parte acredite que os indicadores vão melhorar. A pesquisa ainda avaliou pontos como a relação de Lula com o Congresso, as áreas em que o governo vai melhor e o futuro de Jair Bolsonaro, que acaba de voltar ao país entre os planos de liderar a oposição e o risco da inelegibilidade.

No Café da Manhã desta terça (4), Eduardo Scolese, editor de Política da Folha, comenta os resultados da pesquisa Datafolha, analisando os elementos que influenciam a avaliação do começo do governo e a reação do Planalto.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.