Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Datafolha

Datafolha: Lula colhe resultados, mas vê limite da agenda dos 100 dias

Petista dá tiro curto para reforçar conexão com sua base, mas não acumula estoque de popularidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula decidiu abrir o terceiro mandato com um investimento de retorno rápido. Nos meses inaugurais, o petista apostou no contraste com Jair Bolsonaro, resgatou programas demolidos pelo antecessor, relançou marcas de gestões passadas e buscou reforçar uma conexão com o núcleo de seu eleitorado.

A primeira pesquisa do Datafolha sobre a popularidade do governo dá sinais do alcance dessas escolhas. Lula 3 colheu resultados de curto prazo em grupos ávidos pela recuperação de políticas públicas, mas também vê as limitações de uma plataforma concentrada em sua própria base.

A retomada de ações ambientais, o socorro aos yanomamis, a recriação do Ministério da Cultura e a volta do Bolsa Família reforçaram o vínculo com segmentos fiéis da coalizão petista. Entre os mais pobres, 45% dizem que o governo é ótimo ou bom.

Não seria um mau resultado em menos de 100 dias de mandato. As circunstâncias políticas, porém, não oferecem a Lula tanto conforto.

O presidente enfrenta hesitações dentro de sua coalizão. No segundo turno, ele saiu das urnas com 51% dos votos válidos (60,3 milhões de eleitores). Cinco meses depois, tem a aprovação de 38% do total do eleitorado, o equivalente a 59,5 milhões de pessoas —sugerindo a manutenção de um cenário semelhante ao resultado apertado da última corrida presidencial.

O governo também encara a cristalização dos abismos de uma eleição apertada. O bolsonarismo mantém certa unidade e oferece poucas colheres de chá. Lula tem rejeição acima da média entre evangélicos e em segmentos de renda mais alta.

Mesmo alguns integrantes da coalizão de Lula exercem pressão sobre o presidente. Entre os mais pobres, só um terço acha que ele vai cumprir todas as promessas de campanha, e cerca de metade diz que, até agora, ele fez menos do que o esperado.

Lula está longe de uma situação dramática neste início de mandato, mas também não tem um estoque de popularidade para queimar num cenário econômico complicado. O governo ainda terá que conquistar eleitores fora de sua base.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior desta coluna fazia uma comparação incorreta entre os 51% dos votos válidos de Lula em 2022 e a aprovação de 38% registrada pelo Datafolha, apontando uma diferença nos valores absolutos de cada um. O primeiro número, porém, leva em conta o total de votos em Lula (60,3 milhões), enquanto o segundo é um percentual do eleitorado total (o equivalente a 59,5 milhões). O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.