Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast: o que há de novo nas investigações da PF sobre a facada em Bolsonaro

Apuração cita supostos pagamentos do PCC para advogado que defendeu Adélio Bispo; direção da Polícia Federal vê inconsistências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde o fim de 2021, a Polícia Federal conduz uma terceira investigação sobre o atentado a faca cometido por Adélio Bispo contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro em 2018. Reportagem desta quarta (19) da Folha revela que essa apuração cita pagamentos de supostos integrantes do PCC a um dos advogados que defenderam Adélio.

Há a suspeita de que as transferências para Fernando Magalhães podem ter ligação com o atentado a Bolsonaro, mas isso ainda não está esclarecido. Magalhães diz que os valores estão relacionados a outros clientes e nega relações com a facção criminosa.

A desconfiança sobre como os advogados de Adélio foram pagos é usada por bolsonaristas para defender a teoria de que ele teria agido a mando de alguém —o que contraria conclusões da PF; Adélio foi considerado inimputável pela Justiça. Na corporação, as investigações sobre a facada são tema de divergências, e mesmo a nova suspeita é vista como inconsistente pela atual direção.

O episódio desta quarta do Café da Manhã ouve o repórter Fábio Serapião, autor da reportagem da Folha. Ele conta como estão as investigações sobre a facada, explica quais são os debates sobre o caso dentro da PF e discute o uso político que o hoje ex-presidente Bolsonaro deve fazer da nova suspeita.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.