Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Tati Bernardi e Rosely Sayão discutem como ter uma relação melhor entre mãe e filho

Meu Inconsciente Coletivo debate castigos, negociações e até rivalidade nesse convívio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta sexta-feira (8) de Meu Inconsciente Coletivo fala de pais e filhos que gostariam de ter uma relação melhor. Para a sétima temporada do podcast, Tati Bernardi consultou psicanalistas sobre as principais queixas que aparecem nos divãs e reuniu dez desses temas.

A escritora, roteirista e colunista da Folha conversa com a psicóloga e educadora Rosely Sayão. Rosely fala de castigos e de como o sofrimento não educa, das negociações entre pais e filhos e até de rivalidade e inveja entre eles.

"Nós cultivamos a imagem do instinto maternal que traz um amor incondicional e produz uma mãe perfeita. E a sociedade não quer renunciar a essa imagem. É interessante que ao mesmo tempo em que temos esse valor da mãe perfeita, temos muita reclamação social a respeito das mães. É muito ambivalente a nossa cultura, e é difícil para o próprio filho desmontar essa imagem que ele precisou ter na infância", diz.

No podcast, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A sétima temporada conta ainda com a participação dos psicanalistas André Alves, Mario Eduardo Costa Pereira, Lucas Liedke, Carolina Leão, Paulo Beer, Paulo Bueno, Rafaela Zorzanelli, Lucas Charafeddine Bulamah e Clarice Paulon. O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.