Descrição de chapéu Presidente da Semana

Getúlio Vargas retorna à Presidência pelas urnas e responde a crises com suicídio; ouça

Programa em áudio da Folha também está disponível em apps como Spotify e Apple Podcasts

Rodrigo Vizeu
São Paulo

O segundo período de Getúlio Vargas à frente da Presidência do Brasil é o tema do 14º episódio do podcast Presidente da Semana.

Ouça abaixo:

Depois de governar de 1930 a 1945 como chefe de governo provisório, presidente constitucional e ditador, Getúlio volta ao poder em 1951, pela primeira vez eleito pelo voto direto.

Sua presidência enfrenta fortes oposições e, em meio a um turbilhão de crises, Getúlio se suicida em agosto de 1954, no mais dramático ato de um presidente brasileiro até hoje.

Com a morte, assume o vice, Café Filho, que governa por pouco mais de um ano e sobre quem o próximo episódio do podcast também dedicará atenção.

O capítulo sobre o segundo período de Getúlio volta a ter a participação do historiador Boris Fausto, autor da biografia "Getúlio Vargas" e professor aposentado da USP.

O programa em áudio semanal contará em ordem cronológica a história dos presidentes do Brasil até o eleito ou a eleita em outubro deste ano.

Ouça aqui todos os episódios já disponíveis.

O Presidente da Semana é publicado às segundas-feiras. 

Produzido e apresentado pelo jornalista Rodrigo Vizeu, editor-adjunto de Poder, o podcast tem edição de som de Victor Parolin, editor-assistente do Núcleo de Imagem.

Além de estar disponível no site da Folha, o podcast pode ser acessado em sites e aplicativos que disponibilizam podcasts em celulares e computadores.

Em aplicativos, o usuário pode assinar —sem qualquer custo— o podcast, passando assim a receber notificações quando novos episódios são publicados.

Algumas das plataformas em que o Presidente da Semana está acessível:

Spotify

Deezer

iTunes/Apple Podcasts

Google Podcasts

Pocket Casts

Castbox

Podbean

Overcast

Stitcher

RadioPublic

O feed RSS do podcast é http://presidentedasemana.libsyn.com/rss

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.