Bolsonaro chega a 32% e Haddad vai a 23%, mostra Ibope

Em um eventual segundo turno, o petista e o capitão reformado apresentam empate técnico

São Paulo

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) ampliaram a distância sobre os demais candidatos na corrida presidencial, de acordo com a mais nova pesquisa Ibope, de 1 e 2 de outubro. O Datafolha da corrida presidencial divulgado na terça-feira foi a campo no dia 2 de outubro.

O capitão reformado aparece com 32% das intenções de voto, contra 23% do petista. Ciro Gomes (PDT) tem 10% e Geraldo Alckmin (PSDB), 7%. Marina Silva (Rede) está com 4%.

Brancos e nulos somam 11%, enquanto 6% não souberam ou preferiram não responder.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em relação ao levantamento anterior, Bolsonaro oscilou um ponto para cima, e Haddad, dois. Já Ciro e Alckmin oscilaram negativamente um ponto cada.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, o capitão reformado chega a 38%, contra 28% do petista.

Em um eventual segundo turno, Haddad e Bolsonaro apresentam empate técnico (43% para o ex-prefeito de São Paulo contra 41% do deputado).

Em uma disputa com Ciro, Bolsonaro seria superado por 46% a 39% e empataria tecnicamente com Alckmin (41% a 40% para o tucano). O candidato do PSL alcançaria ainda 43% contra 39% em uma disputa com Marina, empatando tecnicamente no limite da margem de erro.

Bolsonaro e Haddad também lideram os índices de rejeição junto ao eleitorado: 42% não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL, enquanto 37% rejeitam Haddad.

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08245/2018. O instituto ouviu 3.010 eleitores em 209 municípios.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.